Práticas religiosas da mitologia
A mitologia nunca deixou de ser uma espécie de religião da antiguidade. No passado e nos dias atuais, suas práticas ainda existem de maneiras distintas, mas ao longo dos anos seus ideais e práticas foram se modificando, de modo que muitos mitos foram criados. Entenda mais sobre isso tudo!
Religião gregaNa Grécia Antiga, a mitologia era como uma espécie de religião: eles acreditavam em vários deuses, em oráculos para prever o futuro e em pitonisas que auxiliavam esses oráculos por meio de consultas à natureza.
Veja também as Deusas da mitologia grega
CopiarCompartilhar
PoliteísmoTalvez a maior marca da mitologia seja o politeísmo, isso é, a crença não em um, mas em vários deuses, semideuses e heróis.
CopiarCompartilhar
“Oficialização” como religiãoAtualmente não há uma “oficialização” da mitologia como religião, mas ela ainda é considerada uma filosofia de vida por milhares de pessoas na Grécia e em outros países também, como o Brasil.
CopiarCompartilhar
Recursos da naturezaTanto na mitologia tradicional antiga quanto no Dodecateísmo, acredita-se primordialmente nos recursos da natureza e da força que eles exercem sobre as nossas vidas e destinos.
CopiarCompartilhar
DodecateísmoO Dodecateísmo é uma derivação da crença helenista da Grécia Antiga e surgiu por volta de 1990. Ele pode ser considerado uma adaptação e herança da filosofia mitológica para os tempos de hoje, visando preservar o que era feito no passado pelos ancestrais gregos.
CopiarCompartilhar
Sem escrituras sagradasAtualmente não há uma hierarquia na religião/filosofia e também não há escrituras sagradas. Além disso, também não existe uma centralização internacional como na Igreja Católica, por exemplo. O Dodecateísmo pode ser praticado de forma individual ou em grupo.
CopiarCompartilhar
Desenvolvimento espiritualAssim como em outras filosofias e religiões, o Dodecateísmo e a mitologia pregam o desenvolvimento espiritual por meio da crença nos deuses e do contato com a natureza.
CopiarCompartilhar
Mitos são metáforasAssim como em tantas outras religiões, o Dodecateísmo seguindo os princípios da mitologia também funciona por meio de mitos ou metáforas a respeito dos deuses e heróis em que acreditam.
Você sabia que existe o dia de Iemanjá? Clique e descubra mais
CopiarCompartilhar
Três grandes reinosBasicamente, segundo a antiga religião, existem três reinos no universo: o reino do Céu, que é governado pelo Deus Zeus e é o lar dos demais deuses do Olimpo, o reino do Mar, que é governado pelo Deus Poseidon, e o reino do Submundo, que é regido por Hades.
CopiarCompartilhar
Uma filosofia?Por conta da não oficialização da região, algumas pessoas a consideram ainda como uma filosofia. De qualquer forma, nos tempos atuais as pessoas ainda praticam o que foi ensinado na Grécia Antiga.
CopiarCompartilhar
Supremo Conselho dos Gentios HelenosA YSEE, que pode ser traduzida como “Supremo Conselho dos Gentios Helenos”, atua como uma organização protetora na Grécia para assegurar os direitos da religião nos tempos atuais. Ela se refere à religião como “politeísmo étnico”.
CopiarCompartilhar
Práticas e valoresOs dodecateístas acreditam e adoram vários deuses, inclusive os olímpicos, divindades da natureza e heróis. Acreditam em reciprocidade, reencarnação e evolução espiritual.
CopiarCompartilhar
Calendário antigoOutra curiosidade interessante é que os dodecateístas utilizam o calendário da Grécia Antiga para contar os anos e ainda fazem oferendas para os deuses como forma de gratidão, respeito e pedidos.
CopiarCompartilhar
Túnicas?Sim! As pessoas que ainda praticam a mitologia grega ou do Dodecateísmo, em alguns casos, utilizam túnicas para realizarem as suas cerimônias.
CopiarCompartilhar
Respeito e reciprocidadeUma das coisas mais bonitas que os dodecateístas, politeístas étnicos ou mitológicos dos tempos atuais pregam é o respeito e a reciprocidade. Eles realmente acreditam nessa filosofia de vida para a evolução espiritual e esperam apenas respeito por isso, assim como em qualquer outra religião ou filosofia de vida.
Leia também sobre os Deuses mitológicos
CopiarCompartilhar