Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dea Matrona

Dea Matrona foi uma deusa mãe na mitologia celta. Cultuada pelos celtas na região da Gália, Dea Matrona era mãe do deus da juventude, Maponos, e era associada à maternidade, fertilidade e prosperidade. Conheça a história dessa deusa da região do Rio Marne.

Gália

Antes das incursões romanas, os celtas se espalhavam por grande parte do noroeste europeu e pelas ilhas britânicas e não possuíam unidade política. Isso fez com que muitos cultos e panteões diferentes surgissem dentro da mesma cultura. Cada tribo cultuava deuses diversos, ainda que estes guardassem semelhanças entre si. O culto à Dea Matrona surgiu na Gália, região onde atualmente se encontra a França.

Os fantásticos deuses e histórias da mitologia celta: conheça!
Copiar
Compartilhar
Representações

As representações de Dea Matrona, que podia aparecer sozinha ou na tríplice, mostram uma mãe, que pode estar amamentando um bebê, segurando uma cesta de frutas ou outros alimentos, ou com cachorros pequenos. Muitas esculturas encontradas eram de terracota, destinadas a serem usadas em altares caseiros.


Copiar
Compartilhar
Rio Marne

Dea Matrona era uma deusa-mãe na mitologia Celta. Ela nomeia o rio Marne, localizado a leste de Paris. Era uma tradição celta nomear rios em homenagem a deusas, e o rio Marne é mencionado por Júlio César em seus relatos sobre as guerras na Gália. O caráter maternal da deusa é similar à mitologia associada aos rios: provedores de vida e nutrição.


Copiar
Compartilhar
Modron e Mabon

Na região do País de Gales, encontram-se dois deuses que guardam semelhanças com Dea Matrona e Maponos: Modron e seu filho Mabon. A etimologia dos nomes Matrona e Modron é semelhante e acredita-se que Modron pode ter sido baseada na figura mais antiga da deusa gaulesa. Mabon eventualmente seria associado também à mitologia Arturiana.

Cernunnos é o deus mais antigo da mitologia celta, aprenda mais sobre ele.
Copiar
Compartilhar
Deusa Tríplice

O número três é muito importante na mitologia celta. Ele aparece em diversos elementos, como a shamrock, o trevo de três folhas, símbolo da Irlanda e da mitologia celta. O três é também um número especial em muitas lendas e histórias e existem os três “reinos”: céu, terra e oceano. Nessa mitologia, é também muito comum a existência de deuses tríplices, e Dea Matrona era uma dessas deusas. Era possível encontrar diversas representações da mesma deusa em grupos de três.


Copiar
Compartilhar
Significado do nome

Apesar de poucas informações terem restado sobre a história, por exemplo, o culto e a mitologia que cercavam a Dea Matrona, sabe-se seu significado para os antigos celtas, não apenas devido às esculturas, mas devido ao seu próprio nome. Matrona deriva do gaulês Mātr-on-ā, que significa “grande mãe”. O Dea Matrona pode ser interpretado como “divina deusa mãe”.


Copiar
Compartilhar
Maponos

Acredita-se que o deus gaulês, Maponos, pode ser filho de Dea Matrona. Seu nome significa “grande filho”, e ele é um deus da juventude cultuado pelos celtas gauleses, assim como Matrona. Durante a ocupação romana, Maponos foi associado ao deus Apolo.


Copiar
Compartilhar
 
Matres e Matronae

A Dea Matrona corresponde a um fenômeno que pôde ser observado por toda a Europa durante a Idade do Ferro: o surgimento de deusas-mãe e deusas tríplices, nomeadas Matres ou Matronae. Tais deusas guardam semelhanças, mas não são a mesma figura. Elas aparecem em mitologias bastante distintas, como as Parcas do panteão romano, as Normas da mitologia nórdica ou até Morrigan, a deusa tríplice da guerra da mitologia celta irlandesa.


Copiar
Compartilhar
Santuário

Na nascente do Rio Marne, era localizado um santuário em homenagem à Dea Matrona. O santuário combinava casas de banho com o templo, mas pouco restou para se saber como era realizado o culto à deusa neste local. Acredita-se, porém, que, devido às casas de banho serem consideradas locais medicinais, a deusa podia também estar associada à cura.


Copiar
Compartilhar
Associações

O aspecto maternal de Dea Matrona está vinculado não só à maternidade, mas também à fertilidade, à abundância e à prosperidade, ao sustento e à proteção. Seu aspecto triplo, porém, significa que a deusa também pode estar relacionada à morte e ao outro mundo.

Epona é mais uma das deusas celtas associadas à fertilidade. Conheça-a melhor!
Copiar
Compartilhar
fechar