Freya
Você sabe quem é a deusa que representa o amor e muitas outras coisas na Mitologia Nórdica? Conheça mais sobre Freya, uma das deusas mais antigas da religião germânica! Está esperando o que para colocar seu conhecimento em dia?
1. NomeEm português, o nome dessa deusa lê-se Freia, porém em norueguês é conhecido como Frøya e, em linguagem nórdica antiga é lido como Freyja.
CopiarCompartilhar
2. Sobre a deusaFreya é uma das deusas mais antigas da antiga religião germânica. Filha de Njord, um mítico rei da Suécia, e de Skadi, deusa do mar, Freya é conhecida como a deusa do amor, da fertilidade, da beleza, da riqueza, da magia e da adivinhação. Além disso, ela é irmã de Frey.
CopiarCompartilhar
3. LendaDizem que Freya estava sempre procurando por seu marido perdido, Óðr, tanto na terra quanto no céu, e enquanto o fazia, ela derramava lágrimas que no mar se transformavam em âmbar e na terra se transformavam em ouro (por esse motivo ela ficou conhecida como a deusa da riqueza).
Leia também: Livros de contos e lendas
CopiarCompartilhar
4. MitologiaSegundo a tradição germânica, Freya e dois outros deuses da natureza se mudaram para Asgard para viver com os Aesir (deuses da guerra), graças a uma amizade criada depois de uma guerra. Ainda segundo a história, Freya usava um colar de Brisingamen, que representava o sol e o ciclo entre o dia e a noite, e que estava entre os objetos dados aos deuses por Alberich, segundo o Saxão Gramático.
CopiarCompartilhar
5. Roubo do colarEm uma parte da história, contada no poema de Húsdrápa, na Edda em prosa, é relatado o roubo do colar pelo deus Loki. Esse colar era considerado um tesouro muito valioso para os deuses, quando Freya notou o seu desaparecimento, pediu ajuda a Heimdall, o que resultou em uma longa batalha entre ele e Loki, que terminou com Heimdall vencedor. Esse acontecimento tornou-se importante, uma vez que marca o início de um grande ódio entre as partes que iriam batalhar entre si e derrotar um ao outro no final do Ragnarök.
CopiarCompartilhar
6. CuriosidadesFreya frequentemente conduzia um carro de guerra puxado por um par de Linces (um felino de tamanho médio), pois os felinos são sagrados para a deusa. Freya também compartilhava os mortos de guerra com Odin, desta forma, metade dos homens e de todas as mulheres mortas em batalha iam para o seu salão Fólkvangr. Por fim, também há relatos que dizem que Freya tinha uma suposta paixão pelo deus Loki.
Clique aqui para conferir mais curiosidades mitológicas!
CopiarCompartilhar
7. Freya e FriggaAlguns autores consideram que Freya e uma outra deusa conhecida como Frigga, são facetas de uma mesma deusa. Frigga era a padroeira da vida doméstica, protetora do casamento, dos filhos e das famílias.
CopiarCompartilhar
8. Filhas de FreyaRelatos dizem que Freya tinha duas filhas que eram reverenciadas como deusas do amor. Uma chamava-se Hnoss, que significa "tesouro", e a outra Gesemi, que significa "joia". Apresar de não aparecerem nos mitos, elas simbolizam o despertar do amor, a capacidade de entrega e personificam a beleza divina.
CopiarCompartilhar