Os deuses do amor pelo mundo
Não é novidade nenhuma que o amor é um sentimento universal, mas você sabia que existem vários deus que o representam? Confira aqui 11 deuses que simbolizam esse sentimento que sempre uniu pessoas pelo mundo todo: o amor!
Niu Lang e Zhi Nu - Mitologia ChinesaNiu Lang era um pastor e Zhi Nu uma fada celestial muito adorada pelo povo chinês. Ambos se apaixonaram e, por conta de problemas familiares, casaram-se secretamente O amor de ambos era grande, mas tinham que lidar com a distância.
Como uma forma de uni-los, a Rainha Mãe dos céus os separou fisicamente, criando a Via Láctea, fazendo com que eles pudessem se ver uma vez por ano, no Festival Qixi.
Sua história foi transmitida e eles se tornaram deuses chineses do amor, simbolizando o amor que supera obstáculos.
CopiarCompartilhar
A mesopotâmica IshtarA deusa Ishtar talvez seja uma das mais antigas do mundo, datada com origens no Império Mesopotâmico por volta de 2334 a.C., e, por isso, é considerada a primeira deusa do amor. Comumente representada segurando serpentes ou mesmo com as mãos sobre os próprios seios, Ishtar é símbolo de fertilidade, sendo esta a força criativa proveniente do amor. Também, a deusa mesopotâmica é a divindade da guerra, o que fala sobre seu lado negativo.
CopiarCompartilhar
O chines Yue LaoDe acordo com a mitologia chinesa, Yue Lao é um deus do amor e do casamento. Ele é conhecido por ter uma longa barba branca e por utilizar vestimentas vermelhas. O significado é um velho mito sobre Lua. Ele aparece somente em dias iluminados pela luz da Lua e tem um livro onde estão escritos os nomes de todos os casais que estão destinados a ficar juntos — essas pessoas tendem a ser conectadas pelos fios vermelhos do destino, que é responsabilidade desse deus chinês.
CopiarCompartilhar
A hindu ParvatiParvati, a segunda esposa de Shiva, deus da destruição, é considerada a Deusa-Mãe do hinduísmo. Ao contrário de Shati, a primeira esposa de seu marido, Parvati tem um aspecto mais amoroso, sensual e benevolente, ajudando as mulheres a conseguirem um bom casamento e engravidarem. Mãe de Ganesha, filha do Himalaia e irmã do Rio Gantes, é geralmente representada com quatro braços, montada em um tigre. Sua energia é sempre gentil e maternal.
CopiarCompartilhar
A asteca TlasolteotlTlasolteotl é uma deusa tão poderosa quanto é polêmica. Ao mesmo tempo que estava relacionada à fertilidade e sensualidade, também estava ligada à doença e à podridão. Acontece que sua grande qualidade estava na limpeza: seu dom era sumir com a sujeira, acabar com os pecados, purificar o ambiente. Não é para menos que o objeto que a representava era a vassoura de junco. Com ela, conseguia limpar o ódio, e brotar o amor e a procriação.
CopiarCompartilhar
O tupi-guarani RudáNa mitologia tupi-guarani, típica de Brasil e de outros países da América do Sul, o deus do amor é Rudá. Ele é o responsável por preparar os indígenas para o amor e por fazer se apaixonarem aqueles que já estão amadurecidos o suficiente para isso. É comum que as indígenas cantem canções a ele, em busca de serem “presenteadas” com um bom marido. Além disso, Rudá é responsável pela Lua Cheia e pela Lua Nova, Cairê e Catiti, respectivamente.
CopiarCompartilhar
A etrusca TuranPara o povo etrusco, que habitou o que hoje é o território da Itália, a deusa do amor era Turan, que também era associada a diversas aves, como patos e cisnes. Foi deixada de lado em algumas listas de deuses etruscos que sobreviveram ao nosso tempo, mas há muitas evidências de que ela era bastante popular. O mês de julho era dedicado a ela e, consequentemente, àqueles que gostariam de se apaixonar.
CopiarCompartilhar
O grego PothosPothos era o deus da paixão, do desejo e do anseio romântico. Na mitologia, o deus era retratado como filho de Zéfiro (vento do Oeste) e de Íris (o arco-íris) para que pudesse simbolizar as paixões e os sentimentos que acompanham o amor. É muito comum encontrar imagens de Pothos em vasos e em pinturas gregas. Em algumas interpretações, o deus também poderia ser reconhecido como o símbolo do amor homossexual.
CopiarCompartilhar
O grego HimerosUm dos filhos da grande deusa Afrodite, Himeros, era o deus do desejo sexual, que anda de mãos dadas com o amor e a paixão. Era companheiro constante de seus irmãos Eros e Pothos, representando a tríade do amor divino. Ainda na mitologia grega, Himeros poderia também ser reconhecido sob o nome de Anteros, sendo associado ao amor correspondido, o que era um desejo de muitos, inclusive nos dias de hoje.
CopiarCompartilhar
ErotesOs Erotes eram os quatro filhos alados da deusa Afrodite, deusa da beleza e do amor na mitologia grega, cada um representando uma face do amor. Segundo a lenda, eles estavam sempre ao lado dela. Eram eles: Eros, o deus da união e da afinidade; Anteros, o deus do amor recíproco, do amor retribuído; Himeros, deus do desejo sexual; e Pothos, o deus da paixão. A imagem do cupido deriva do fato de que esses deuses eram retratados como seres alados.
CopiarCompartilhar
ÁineNa mitologia irlandesa, Áine de Knockaine era a deusa-fada do amor e da fertilidade. Retratada como uma mulher pequena, de olhos claros e cabelos dourados como o Sol, ela era festejada no verão, principalmente no solstício de verão. Seu nome significa “prazer”, “alegria” ou “resplendor”, dependendo da tradução. Seu culto durou até recentemente, por volta de 1970, quando os últimos fiéis foram morrendo, fazendo com que a tradição não perdurasse.
CopiarCompartilhar
A galesa BranwenBranwen é a deusa galesa do amor e da beleza, correspondente celta das deusas Afrodite (grega) e Vênus (romana). Seu nome, em galês, significa “corvo branco”; por essa razão, um de seus símbolos é justamente essa ave. Está associada à Lua e à noite e é tida como a deusa do coração puro, simbolizando a inspiração, a energia, a vitalidade e o dom de promover reinícios. Ela também tem o poder de fortalecer a conexão com nossa própria essência.
CopiarCompartilhar
A egípcia HathorRepresentada como uma vaca, com um disco solar entre os chifres que ficam sobre a cabeça, essa deusa egípcia é muito venerada. Além de ser deusa do amor, ela também auxilia mulheres no parto, podendo ser compreendida como uma deusa da fertilidade.
CopiarCompartilhar
O romano CupidoMuitas vezes retratado como uma criança segurando um arco, o deus romano Cupido é o equivalente ao grego Eros. É lembrado também pelo relacionamento amoroso que teve com a deusa da alma, Psique. Quem fosse atingido por uma das flechas do deus apaixonaria-se pela outra pessoa atingida.
CopiarCompartilhar
A grega AfroditeDeusa do amor, da beleza e da sexualidade, Afrodite teria nascido a partir do espermatozoide de Urano em contato com as águas do mar. Conhecida por muitos nomes, devido a sua popularidade nas cidades gregas, o que não se discute é o poder de Afrodite para o amor.
Quer se aprofundar ainda mais no mundo dos deuses? Confira aqui curiosidades mitológicas!
CopiarCompartilhar
A egípcia ÍsisConhecida por ter ressuscitado seu marido, Osíris, e por ter protegido seu filho, Hórus, Ísis é uma das deusas egípcias mais populares. Ela também é considerada uma das divindades mais poderosas, sendo adorada também para proteger reinos de inimigos.
CopiarCompartilhar
A indiana ParvatiParvati é uma deusa hindu considerada símbolo do amor, casamento e beleza. Ela é uma deusa conhecida pela bondade e por seu grande poder feminino. Também é considerada deusa mãe do hinduísmo. Dentre os seus poderes, os mais importantes é que ela consegue auxiliar nos casamentos e para realizar o sonho de muitas mulheres, que é engravidar. Parvati é mãe de Ganesha e Escama e é considerada por muitas pessoas como a encarnação da energia total do Universo.
CopiarCompartilhar
O grego AnterosO deus grego por quem qualquer pessoa desejaria ser zelada é Anteros. Assim como muitos deuses, ele é o deus do amor. A diferença é que Anteros é o deus do amor retribuído. Para encontrar reciprocidade, é ele quem devemos adorar.
CopiarCompartilhar
O grego ErosFilho de Afrodite e de Ares, o deus grego Eros é uma divindade do amor e do erotismo. Ele é considerado um deus primordial, por possuir o papel de unificar os elementos da existência. A aparência de Eros é referenciada como uma das mais bonitas entre os deuses.
CopiarCompartilhar
O orixá OxumAinda que existam muitas outras atribuições a Oxum, como deusa da água doce, da riqueza, da vaidade e do poder feminino, o amor aparece como uma característica marcante. Adorada pela religião Iorubá, o orixá Oxum é representada como uma mulher africana.
CopiarCompartilhar
A romana VênusProtagonista da obra O Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli é também uma deusa do amor. Ela equivale a deusa Adrodite e é conhecida popularmente pelos longos cabelos ondulados e dourados. Na astrologia, o planeta Vênus é compreendido como o planeta do amor.
CopiarCompartilhar
A nórdica FreyaAinda que os relatos nórdicos sobre figuras e contos tenham sido alterados por historiadores cristãos, a Freya nórdica do amor é uma das mais antigas da religião germânica. O poder dela também é reconhecido como agente na fertilidade das mulheres, na beleza e na riqueza.
Clique aqui para saber mais sobre a mitologia nórdica!
CopiarCompartilhar
A suméria InannaIntegrante de um povo mesopotâmio, a deusa do amor Inanna é homenageada por cerca de quarenta e dois hinos sumérios. Reconhecida também como deusa da fertilidade e da maternidade, dizem que a devoção de Inanna ao amor a fez ir até o inferno para resgatar o amado.
CopiarCompartilhar
A nórdica FriggaEsposa do deus Odin e mãe do deus Thor, a deusa Frigga é outra deusa do amor da mitologia nórdica. Além disso, ela é considerada protetora das famílias, das donas de casa e associada à doçura. Por conta dessas características, Frigga também é vista como uma das mais belas deusas dessa cultura.
CopiarCompartilhar