Osíris
Osíris foi um deus do Antigo Egito que teve uma longa e intensa história com outros deuses. Grande amor de Ísis, pai de Hórus, irmão de Set e filho de Geb e Nut, Osíris é o responsável por julgar os mortos, pesando seus corações numa balança e decidindo o destino pós-morte de cada um. Conheça mais!
Trama de SetSet, irmão de Osíris, governava apenas o deserto, e, descontente com isso, arquitetou planos para matá-lo. Set convidou Osíris para um banquete e o apresentou um belo sarcófago que prometeu a quem nele coubesse. Os demais convidados tentaram ganhar, mas ninguém coube nele pois Set havia encomendado nas medidas exatas de Osíris, que ao entrar na caixa foi trancado e jogado no rio Nilo.
CopiarCompartilhar
FamíliaOsíris era filho de Geb e Nut, e eram seus irmãos, Ísis - que também tornou-se sua esposa -, Néftis e Set. Ele governou o Egito e ensinou aos seres humanos técnicas relacionadas principalmente à agricultura e à domesticação de animais.
CopiarCompartilhar
RepresentaçõesOutra forma de retratarem Osíris é como uma múmia deitada, onde, do corpo emergem espigas. Representação associada à prática dos Egípcios de regar uma estátua do deus feita de terra e de trigo e depois enterrá-la nas terras agrícolas, com a crença de que teriam com isso uma próspera colheita.
Conheça os deuses da mitologia grega
CopiarCompartilhar
Outras formas de representá-loEmbora menos comum, Osíris também pode aparecer representado como um animal - touro negro, crocodilo ou um peixe de grande porte. Em associação à fertilidade, os egípcios atribuíram-no as cores verde ou negra à sua pele.
Saiba mais sobre mitologia nórdica
CopiarCompartilhar
ResgateÍsis, foi em busca do esposo, descobriu que a caixa ficou presa numa árvore que havia sido cortada para fazer uma coluna no palácio real. Auxiliada pela rainha, Ísis cortou a coluna e conseguiu regressar ao Egito com o corpo de Osíris, que se escondeu de Set numa plantação de papiros.
CopiarCompartilhar
Surgimento do mitoOsíris é um deus da mitologia egípcia. Suas primeiras representações datam de 2300 a.C.. Comumente ele é representado como um homem mumificado com uma barba, braços cruzados sob o peito, segurando um cajado e um chicote. Na cabeça pode apresentar uma coroa branca com duas plumas de avestruz ou em algumas outras versões, no lugar das plumas, uma serpente e chifres de cordeiro.
CopiarCompartilhar
HerdeiroÍsis logo que trouxe Osíris de volta à vida, engravidou dele e escondida de Set deu à luz ao filho Hórus. Osíris para manter-se seguro longe do irmão, passou a governar o mundo dos mortos. Hórus ao crescer, travou diversas batalhas contra Set, até que vingou seu pai derrubando o tio do poder e passando a governar a terra.
CopiarCompartilhar
Mito de Osíris e HistóriaDe acordo com alguns autores, é possível que o mito de Osíris tenha ligações com eventos históricos. Para eles, Osíris pode ter sido um líder nômade responsável pela introdução da agricultura na região do Delta, onde entrou em conflito com Set que era o líder da população local. Set o mata e posteriormente seu filho Hórus o vinga.
CopiarCompartilhar
Pilar Djed como símboloO pilar ou coluna “Djed” que representava para os egípcios estabilidade e manutenção do poder, é o símbolo mais relevante associado a Osíris. Para alguns, tal associação se deu em razão de possivelmente o Djed representar os quatro pilares vistos um atrás do outro, que se trataria da coluna vertebral do próprio Osíris ou uma árvore de cedro com os ramos cortados em referência ao mito de que o sarcófago (da armadilha de Set) havia ficado preso numa árvore.
Curiosidades sobre mitologia egípcia
CopiarCompartilhar
PopularidadeOsíris é o deus mais conhecido do Antigo Egito graças aos muitos templos construídos para ele por todo o país. Para os egípcios, Osíris assegurava a vida e a felicidade pós-morte a todos os seus protegidos. Ele era para eles uma divindade que encarnava a terra e a sua vegetação que, embora fosse destruída pelo sol e a seca, sempre regenerava-se pelas águas do Nilo.
CopiarCompartilhar
Senhor do destino pós-morteOsíris foi um dos deuses mais populares do Antigo Egito. Seu culto continuou até a era Greco-Romana, quando o Egito perdeu a sua independência política. Segundo a crença dos egípcios, era ele o responsável por julgar os mortos na "Sala das Duas Verdades", onde se realizava a pesagem do coração - psicostasia - que determinava o destino do morto.
CopiarCompartilhar
Fúria de SetSet descobriu que Osíris ainda estava vivo e furioso o encontrou e o esquartejou em catorze pedaços que espalhou por todo o Egito. Ísis partiu à procura das partes do corpo do amado, as reuniu, o que é considerado em muitos registros a primeira mumificação, e com a sua magia, ressuscitou Osíris.
As práticas religiosas da mitologia
CopiarCompartilhar