Hephaestus
Hephaestus — ou Hefesto — é um deus da mitologia grega, considerado principalmente o deus do fogo e dos ferreiros. Mas o que você acha de se aprofundar ainda mais na história desse personagem mitológico tão importante? Confira todos os detalhes sobre Hephaestus!
Início difícilA vida de Hephaestus não começou fácil. Quando nasceu, Hera, sua mãe, o considerou tão feio que o soltou do Olimpo. A queda, que durou 9 dias, fez com que ele quebrasse as duas pernas, contribuindo ainda mais para a sua aparência não tão agradável e colocando em risco a sua mobilidade. Mas ele não estava sozinho: Thetis, uma ninfa do mar, adquiriu a sua custódia!
CopiarCompartilhar
Os pais de HephaestusFilho de Hera e Zeus, Hephaestus é altamente conhecido na mitologia grega. Na verdade, existem diversas versões para o seu nascimento, mas a verdade é que o seu principal mito, que pode ser encontrado e lido na Odisseia de Homero e talvez até mesmo na Ilíada, afirma que ele nasceu da união de Zeus e Hera.
Curiosidades sobre a Mitologia Grega
CopiarCompartilhar
O retorno ao OlimpoHephaestus foi criado por Thetis durante um período longo de tempo, em que ele aprendeu a criar diversos tipos de jóias belíssimas a partir de conchas e pérolas. Isso chamou a atenção de sua mãe, Hera, que ordenou o seu retorno ao Olimpo. Lá, ele criou uma forja e também se casou com Afrodite.
CopiarCompartilhar
O ferreiro dos deusesApós o seu retorno ao Olimpo, Hera fez com que Hephaestus se tornasse o ferreiro dos deuses por forjar diversos tipos de armas, armaduras e outros itens especiais que eram utilizados em momentos de necessidade. Por esse motivo, ele se tornou muito popular!
CopiarCompartilhar
Os feitos de HephaestusHephaestus não fez pouco como o ferreiro dos deuses. Para falar a verdade, ele aparece em mitos de diferentes deuses. Ele forjou, por exemplo, a armadura especial de Aquiles e fez o arco dourado e a flecha de Apollo. Não só isso: ele também moldou o Pandora e as correntes que mantinham Prometheus na montanha!
CopiarCompartilhar
O casamento de HephaestusComo prometido por Hera, Hephaestus se casou com Afrodite após o seu retorno ao Olimpo. A sua união, todavia, não foi marcada por momentos positivos. Na verdade, a deusa era habitualmente infiel a ele, e não foram poucas as vezes em que ela o enganou com Ares, o rei da guerra.
CopiarCompartilhar
VulcõesÉ muito comum que você encontre, em livros e até mesmo na internet, pessoas e historiadores que associem Hephaestus a vulcões. Isso acontece porque se acreditava que o incêndio forjado e o grande martelamento em sua bigorna imitava o comportamento de um vulcão quando ele entrava em erupção.
CopiarCompartilhar
RepresentaçãoEmbora as pessoas estejam acostumadas a ligar Hephaestus a trabalhos físicos e brutais – ele é, afinal, o rei do metais, do fogo, da metalurgia e muito mais –, isso não quer dizer que ele deva ficar preso a esse estereótipo! Ele também representava, por exemplo, o trabalho racional e, por isso, teve muita importância para a engenharia!
CopiarCompartilhar
EvoluçãoO fogo começa como uma simples faísca e, com o tempo, torna-se grandioso, poderoso e pode até mesmo destruir algo antigo e criar coisas novas. A mesma coisa aconteceu com Hephaestus! Apesar de ter nascido pequeno e fraco, ele se tornou forte e imponente. Por conta dessa associação, ele é considerado, entre muitas outras coisas, o deus do fogo!
CopiarCompartilhar
VingançaQuando era adulto, Hephaestus construiu um trono mágico e o enviou, de forma anônima, à sua mãe, Hera. Porém, quando ela se sentou, percebeu que não conseguia mais se levantar. É claro que isso não acabou por aí: os deuses saíram à procura do responsável pelo feito e, após muita insistência, ele quebrou o encanto e se reconciliou com sua mãe para, assim, se tornar um dos mais valorosos e prestativos deuses já conhecidos!
CopiarCompartilhar
Coração partidoÉ verdade que Hephaestus conseguia arranjar uma solução para diversas situações. A sua aparência, entretanto, nunca foi melhorada e isso resultou em muitas rejeições amorosas, que o deixaram solitário. Isso fez com que ele criasse servas de ouro que eram responsáveis por garantir o seu bem estar.
Conheça os deuses do amor pelo mundo!
CopiarCompartilhar
Intrigas familiaresAcredita-se que, durante uma briga entre Hera e Zeus, Hephaestus tenha tomado partido e defendido a sua mãe. Ultrajado com o desrespeito de seu filho, o pai o lançou, novamente, para fora do Olimpo. Sua segunda queda resultou em uma deficiência em sua perna que o deixou manco.
CopiarCompartilhar
LemnosA primeira queda de Hephaestus o levou em direção à Tethis e resultou em suas habilidades de ferreiro. Já a sua segunda queda o levou às terras de Lemnos e, lá, ele passou a ter poderes sagrados! Por isso, era comum que gregos fossem ao local procurando a cura da loucura, hemorragias, picadas de cobra e outras situações.
CopiarCompartilhar
Hephaestus e AtenasDa mesma forma que Atenas era muito importante para os gregos antigos, Hephaestus também era, e os dois simbolizavam as habilidades manuais que eram altamente populares entre os seres humanos! Por esse motivo, era extremamente normal que eles possuíssem templos e festas em comum.
CopiarCompartilhar
VulcanoJá sabemos que Hephaestus possui conexão com o vulcão e, muitas vezes, era associado à essa estrutura, especialmente em momentos de erupção. É por isso que, na mitologia romana, ele era chamado de Vulcano!
Outras vertentes: Conheça também a Mitologia Hindu
CopiarCompartilhar