Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Hator

Você conhece a deusa Hator? Uma das figuras mais importantes da Mitologia Egípcias, a deusa-vaca tem uma grande história que merece ser estudada. Por isso, venha se aprofundar e fique por dentro dessa cultura! Encontre aqui tudo que você precisa saber sobre Hator.

Uma deusa importante

Hator é a deusa-vaca da religião do antigo Egito. Ela personificava o amor, a beleza, a maternidade, o sexo e a alegria. Foi uma das divindades mais importantes e populares do Egito, venerada não só pela população como pela realeza.

Conheça mais sobre Mitologia Egípcia
Copiar
Compartilhar
A deusa-vaca da fertilidade

A deusa Hathor era filha de Rá, e seu culto remonta aos períodos pré-dinásticos (período que transcorreu entre o Neolítico Tardio e o início da monarquia faraônica), em que a vaca era considerada símbolo da fertilidade. Os egípcios consideravam que as plantações de papiros eram o seu lar.


Copiar
Compartilhar
Representações

Na maioria das representações de Hator, vemos um corpo de mulher e a cabeça de vaca. Ela tem o disco solar no meio de seus chifres e sempre segura um cetro de papiro em uma de suas mãos.


Copiar
Compartilhar
Cultos a Hator

O principal lugar do culto a Hator foi em Dendera, onde ela era adorada com Hórus de Edfu e seu filho, Ihy. O seu nome significa “Casa de Hórus”, ela era vista como uma deusa do céu e acabava retratando assim a morada do deus falcão. No templo de Dendera havia uma coluna esculpida com sua imagem.


Copiar
Compartilhar
Sexualidade

O culto a Hator era realizado não só por meio de devoção espiritual, mas também por meio de rituais sexuais, uma espécie de prostituição sagrada. Acreditava-se que apenas um escolhido e amante de Hator seria elevado à condição de faraó.


Copiar
Compartilhar
Relações com Hator

Embora todos os faraós possuíssem esposas humanas, eles mantinham a relação com a deusa Hator, por medo de perder seus cargos na sociedade. Enquanto as casadas não eram muito fãs da deusa, as solteiras oravam por sua bênção, na esperança de encontrarem um parceiro.


Copiar
Compartilhar
Preciosa Hator

A deusa possuía um colar, Menat, que simbolizava a alegria. Hator era também associada a pedras preciosas. Muitos espelhos feitos de ouro e bronze foram esculpidos com a imagem da deusa.

Você também pode se interessar: O que é Mitologia Hindu?
Copiar
Compartilhar
 
Segredos guardados

Os sacerdotes de Hator mantiveram os conhecimentos sobre ela em grande segredo. Eles eram transmitidos apenas de mestres para discípulos, e por isso muita coisa sobre essa deusa se perdeu com o tempo. Já quanto aos outros deuses, falava-se sobre eles e seus poderes e feitos abertamente.


Copiar
Compartilhar
Guardiã do sistro

Hator era a legítima portadora do sistro, um instrumento de percussão que produz um som de chocalho, utilizado para afastar os espíritos maus e para atrair os bons. Era um instrumento de muita importância para os egípcios.


Copiar
Compartilhar
Uma deusa importante

Hator é uma das Deusas-Mães do Egito, constantemente chamada de mãe de todas as deidades (conjunto de forças de uma divindade) e deusa da Lua. Acredita-se que era ela quem acolhia os mortos e velava seus túmulos. Ela era a rainha o Oeste (os mortos), mas também a protetora das mulheres e da maternidade.


Copiar
Compartilhar
Outras formas de Hator

Hator também foi retratada com um rosto de mulher visto de frente e com orelhas de vaca e com o cabelo separado em dois. Houve ainda quem a representasse inteiramente como uma vaca. A mais popular é metade humana, metade vaca.


Copiar
Compartilhar
Um lado obscuro

Diz a lenda que, no início dos tempos, quando a humanidade estava dando seus primeiros passos na Terra, o deus solar Rá decidiu punir os humanos por se tornarem perversos e desrespeitosos com os deuses. Então ele ordenou que Hathor executasse sua vingança contra os humanos.

Rá: Descubra quem foi esse deus na mitologia egípcia
Copiar
Compartilhar
Um banho de sangue

A deusa Hator, ordenada por Rá, matou alguns humanos até que seu sangue corresse em rios. Rá passou a sentir remorso por eles e pediu a ela que parasse, mas a deusa não acatou imediatamente as suas ordens.


Copiar
Compartilhar
Hator enganada

Como medida para acabar com a matança, Rá lançou 7.000 jarras de vinho para que parecesse sangue. Hathor, acreditando, bebeu todo o vinho e ficou completamente embriagada, esquecendo assim a sua sede por sangue.


Copiar
Compartilhar
Nada apaga sua importância

Apesar desse episódio, muitos que se aproximavam da morte suplicavam pela proteção de Hator, pois acreditava-se que ela iria guiá-los na passagem para o plano espiritual e pelo além. A deusa foi venerada por todo o Egito, e teve muita importância na sociedade.


Copiar
Compartilhar
fechar