Amon
Visto como o rei dos deuses e a força criadora da vida na mitologia egípcia, Amon foi uma divindade muito importante e deus locak de Karnak. De origem tebana, seu nome significa "o oculto". Aprofunde-se e aprenda mais sobre a história e pontos importantes sobre essa entidade mitológica.
A influência de Amon no exterior.Amon se tornou um deus tão famoso que ele não era conhecido apenas dentro do Antigo Egito, pelo contrário: ele se tornou extremamente famoso no exterior. Isso fez com que sua fama chegasse a todos os cantos: em Canaã, ele era muito adorado, e templos foram erguidos em sua honra em cidades da Síria, da Palestina e da Núbia.
CopiarCompartilhar
Aahmes-NefertariA esposa de Amen, chamada Aahmes-Nerfetari, era considerada a própria esposa do deus Amon. Por isso, ela dormia no templo e as suas crianças também eram tidas como filhas e filhos do deus.
Aprenda mais sobre Maat, a deusa egípcia da justiça
CopiarCompartilhar
O ocultoAmon foi um deus da mitologia egípcia que era a personificação dos ventos. Por isso, acreditava-se que ele sempre estava presente entre as pessoas, mesmo que elas não pudessem vê-lo. Com isso em mente, o seu nome tem um significado muito importante devido a esta sua característica: o oculto!
CopiarCompartilhar
RepresentaçõesVocê pode encontrar diversos desenhos que representam Amon, inclusive diversos animais, entre eles, gansos e carneiros – sendo que este possuía chifres curvos e cauda curta. Sempre acompanhado de sua mulher, Mut, esse deus egípcio era representado por uma mistura de homem e animal.
CopiarCompartilhar
Os sacerdotes de AmonAmon possuía diversos sacerdotes e todos eles deveriam, sempre, utilizar uma túnica branca com uma capa de pele de leopardo. Com a cabeça raspada, eles possuíam certas restrições. Eles não poderiam, por exemplo, caçar animais relacionados ao deus ou usar uma peruca.
CopiarCompartilhar
TebasNo Egito Antigo, o culto a Amon era feito em Tebas. Até hoje podemos admirar as esfinges da avenida das procissões do templo de Amon em Karnak. Suas esfinges, com corpos de leão e cabeças de carneiro, possuíam a estátua da divindade ou do faraó entre as suas patas. Essa posição os deixava protegidos de influências maléficas.
CopiarCompartilhar
A aparência de AmonO deus egípcio, Amon, surgiu como o deus do vento. Por isso, ele não possuía um corpo físico. Todavia, conforme suas histórias foram evoluindo, ele começou a ser representado como um homem barbudo, sempre com uma touca na cabeça, que também continha duas longas plumas.
CopiarCompartilhar
FaraósAmon foi um deus extremamente importante para o povo egípcio e isso pode ser facilmente identificado pelo fato de diversos faraós terem sido nomeados em homenagem a ele. Quatro deles foram chamados de Amenófis (ou Amen-hotep), o que significa “Amon está satisfeito”.
CopiarCompartilhar
HerdeirosOs faraós e o deus Amon possuíam uma relação muito forte, já que se acreditava que eles eram pai e filhos. Por isso, para gerar os seus herdeiros, Amon tomava as feições do faraó que estava no poder e visitava a rainha enquanto ela dormia no palácio, gerando os seus herdeiros na Terra.
Tefnut, a deusa da generosidade na mitologia egípcia.
CopiarCompartilhar
A expansão do Império EgípcioConforme as terras egípcias foram expandindo, a popularidade de Amon foi crescendo entre a população. Por isso, ele também se tornou o deus da vitória e encorajava os seus filhos, os faraós, a prosseguirem nas campanhas que dominariam todas as nações. Isso pode ser encontrado, inclusive, nos relevos das paredes de seus templos, que sempre representam um faraó vitorioso.
CopiarCompartilhar
Amon-RáEm consequência da popularidade impressionante de Amon, um novo mito foi criado, transformando o deus no Amon-Rá, uma força ainda mais poderosa. Ele, agora, era o criador e pai de toda a humanidade, e não apenas dos egípcios.
CopiarCompartilhar
SignosVocê sabia que o deus Amon era extremamente relacionado ao signo de Capricórnio? Isso pode ser percebido até mesmo pelo fato de sua simbologia envolver animais que também são utilizados nas representações desse signo.
CopiarCompartilhar
OráculosÉ comum a presença de oráculos nos mitos egípcios, porém, na história do deus Amon, eles possuíam importância muito grande. Isso porque o deus falava e se comunicava com as pessoas por meio deles e diz a lenda que Alexandre Magno ouviu do próprio deus a confirmação de que era seu filho.
CopiarCompartilhar
O culto de AmonCom sua esposa Mut e seu filho Khons, Amon formava a tríade dos deuses tebanos. Isso não quer dizer, entretanto, que ele não era cultuado em outros locais do Egito. Na verdade, ele também possuía centros em Hermópolis, Tanis e Mênfis, Acreditava-se, também, que ele era o pai de todos os faraós.
CopiarCompartilhar
Amenófis INomeado em homenagem ao deus, Amenófis I estabeleceu as bases do culto de Amon em Tebas. Além disso, ele também iniciou a edificação das magníficas construções de Karnak, que, é claro, foram ampliadas por seus sucessores e se transformaram na maior estrutura religiosa construída pelo homem.Hoje, sabemos que grande parte do seu reinado – que foi curto, com duração de apenas 10 anos – foi dedicado ao estabelecimento da religião nacional.
Conheça o deus Rá, um dos mais importantes da mitologia egípcia.
CopiarCompartilhar