Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Njord

Você conhece a Mitologia Nórdica? Repleta por diversas histórias, deuses e muitas curiosidades, estas narrativas também podem te agregar muito conhecimento! Venha então conhecer o deus Njord, o deus dos mares, dos ventos e da fertilidade!

Família de Njord

Njord era o deus Vanir dos Mares, dos ventos e da fertilidade. Foi casado com Skadi, deusa associada à caça e às montanhas, mas o relacionamento não foi duradouro devido à divergência de gostos.


Copiar
Compartilhar
Irmã e filhos

O deus Njord tinha uma irmã chamada Nerthus. Juntamente com sua irmã, segundo a lenda, teve dois filhos, Freya, a deusa do amor, e Freyr, o deus da fertilidade. Parece chocante, mas, nas histórias mitológicas, é muito comum o relacionamento entre pessoas da família. Eles se separaram por intolerância do clã Aesir.

Clique aqui para conhecer Freyr, o deus da fertilidade
Copiar
Compartilhar
Os genitores

Os pais de Njord, segundo a mitologia nórdica, eram Odin, líder dos Aesir e deus da sabedoria e da guerra, e Frigga, a deusa-mãe, da fertilidade e do amor. Njord era líder de Vanir, assim como seu pai era líder de Aesir.


Copiar
Compartilhar
Deus Vanir

Njord era um deus de Vanir, uma espécie de clã na mitologia nórdica. Os Vanir são mestres da feitiçaria e da magia. Eles também são amplamente reconhecidos por seu talento para prever o futuro. Njord vivia em uma casa à beira-mar em Asgard, que ele chamou Noatun “Porto dos Navios”.


Copiar
Compartilhar
Atributos de Njord

O deus Njord é visto como aquele que traz segurança para aqueles que que o adoram e que viajam pelo mar. Além disso, acredita-se que também traz riquezas e boa sorte. Ele era visto como um deus pacífico.


Copiar
Compartilhar
O casamento

Diz a lenda que Skadi procurou seu marido não olhando para os rostos, mas sim, para os pés. Skadi escolheu Njord como marido por causa de seus belos pés, sempre limpos, por viver próximo à água. Mas o relacionamento não durou muito, pois eles não podiam concordar sobre onde morar.


Copiar
Compartilhar
Questão de gosto

Skadi sempre foi das montanhas, enquanto Njord era das águas. Eles tentaram se adaptar um ao ambiente do outro, mas foram tentativas inúteis. Por uma questão de gosto, optaram por seguir suas vidas separadamente, cada um onde amava.


Copiar
Compartilhar
 
A Guerra dos deuses

Durante a guerra entre os clãs Aesir e Vanir, Njord foi enviado para o Aesir como um sinal de trégua. Em troca, o Aesir enviou Honir e Mimir ao Vanir. A causa desta guerra foi o aprisionamento de Freya, deusa do amor e fertilidade. O clã Vanir não aceitou tal insulto e iniciou a guerra. O conflito resultou na unificação das tribos.

Saiba quem foi a deusa Freya, representante do amor na Mitologia Nórdica!
Copiar
Compartilhar
Tributos aos deuses

Dizia-se que Njord era o protetor dos pescadores e dos caçadores. Com o intuito de honrar o deus, eles construíam pequenos altares nas falésias e nas florestas, onde depositavam parte do que conseguiam pescar ou caçar.


Copiar
Compartilhar
Representações

Njord é retratado geralmente como um homem grande, mais velho, com cabelos e barbas longas. Geralmente, nas figuras, está dentro do mar ou muito perto dele, quase como se ele e o mar fossem uma coisa só.


Copiar
Compartilhar
Elementos

Os elementos que representam Njord são a água e o vento, e os animais são a baleia, o golfinho e os peixes. Já as pedras que remetiam ao deus eram a ágata esverdeada, a água marinha, a pérola e a estrela-do-mar fossilizada (astéria). Acreditava-se que essas poderiam trazer boa sorte aos pescadores.


Copiar
Compartilhar
Simbologia para a boa sorte

Há também muitos símbolos atrelados ao deus Njord, como o barco, o leme, a vela (de barco), o machado, o tridente, o anzol, a rede, o arado, a marca do pé descalço (para atrair fertilidade) e as estrelas usadas na navegação (polar, arcturus, vega).


Copiar
Compartilhar
Sozinho e protetor

Njord não viveu grandes histórias de amor e passou a maior parte do tempo sozinho, cuidando e protegendo o seu clã. Ele foi um dos deuses mais reverenciados da mitologia, sua proteção era de extrema importância para os pescadores.


Copiar
Compartilhar
A mitologia Nórdica

A mitologia nórdica é também conhecida como viking, escandinava. É um conjunto de lendas, crenças desse povo. O deus Njord era de grande importância para eles e muito reverenciado, principalmente por aqueles que dependiam do mar para algo, seja por trabalho ou para alimentação própria.

Afinal, o que é a Mitologia Nórdica? Descubra aqui!
Copiar
Compartilhar
Rituais

Faziam-se rituais para Njord em busca de prosperidade, abundância, sucesso na agricultura ou piscicultura, proteção nas viagens marítimas, para a construção de barcos e também para acalmar situações turbulentas.


Copiar
Compartilhar
fechar