Loki
Quer aprofundar seu conhecimento sobre Loki, o deus do fogo, da travessura e da trapaça? Confira aqui algumas curiosidades, histórias e características superinteressantes desse ser intrigante. Amplie seus conhecimentos sobre a Mitologia Nórdica!
O deus problemaLoki é um deus da Mitologia Nórdica e filho dos gigantes Farbanti e Laufey; é irmão de Helblindi e Býleistr. Também é considerado o deus do fogo, da travessura e da trapaça. Loki também é relacionado à magia, pois ele pode assumir a forma que quiser.
Clique aqui para ler frases de Tom Hiddleston, o ator que interpreta Loki nos cinemas!
CopiarCompartilhar
Sagaz e estratégicoLoki é um deus com muito conhecimento e sempre usa sua inteligência em benefício próprio. Mente, ludibria e elabora intrigas. Conquistou importantes pertences dos deuses, como a lança de Odin, o navio mágico de Freyr (Skidbladnir) e os cabelos de ouro de Sif.
CopiarCompartilhar
Se tornou irmão de OdinEm um ritual, Odin e Loki se cortaram e misturaram seus sangues. Para os vikings, isso fazia com que eles pudessem criar laços mais fortes que os irmãos de nascença. Isso fez com que Loki tivesse prestígio no panteão, mas não o livrou de arrumar problemas por onde passava.
CopiarCompartilhar
As aparências enganamO deus da trapaça é conhecido por suas aventuras e importunação dos deuses. Apesar de ter um rosto amigável e parecer até ser uma boa pessoa, ele pode ser muito maligno. Loki sempre arruma um jeito de elaborar suas confusões e sair delas de modo heroico.
CopiarCompartilhar
Loki persuasivoLoki ludibriou a deusa Idun para que ela oferecesse maçãs da juventude aos deuses, para que eles saíssem de Asgard. Assim que eles deixaram a terra dos deuses, Idun foi levada à terra dos gigantes por Tjatsi. Odin descobriu e forçou Loki a levar Idun de volta, mas isso fez com que Tjatsi fosse morto.
CopiarCompartilhar
A bela douradaSif era mulher de Thor e tinha belos cabelos loiros, que eram associados aos campos de trigos e à família. Loki, um dia entediado e sem sono, foi procurar Thor no castelo Bilskinir, mas não o encontrou, então viu Sif dormindo. Apenas para fazer graça, cortou seus cabelos e a deixou quase careca. Descobriram e forçaram Loki a encomendar novos cabelos para Sif, mas não quaisquer cabelos, pois deveriam ser do mais puro ouro dos duendes.
CopiarCompartilhar
Loki invejosoO deus Loki tinha inveja de Balder, irmão de Thor e filho de Odin e Frigg. Balder era um dos deuses mais bonitos e puros. Todos o amavam e ele próprio amava tudo e todos. Um dia Loki criou um concurso de arremessos contra Balder e todos erraram o alvo de propósito, exceto Hoder, que era um irmão cego de Balder. Loki fez Hoder lançar uma flecha direto no coração de Balder.
CopiarCompartilhar
No fundo, uma boa pessoaQuando se menciona o deus trapaceiro, há sempre atitudes que mostram seu lado mal, mas ele não é de todo ruim. Loki se tornou um grande aliado dos deuses, que sempre o procuram quando precisam de sua inteligência e criatividade para enfrentar seus problemas.
CopiarCompartilhar
Respeitado pelo deus do trovãoTodos sabem o quanto o martelo mágico de Thor, Mjölnir, é importante para o filho de Odin. Não se surpreenda ao saber que Thor respeita muito Loki, pois foi ele quem conseguiu recuperar o seu martelo, que foi roubado pelos gigantes.
Confira citações marcantes de Thor
CopiarCompartilhar
ProfeciaDurante o Ragnarok, o Apocalipse Nórdico, Loki vai comandar as forças do mal que destruirão os deuses. No fim, será morto por Heimdall. Na batalha, que acontecerá em Asgard, de um lado estará Odin, liderando o bem. Do outro, o mal com Loki e seus gigantes e outros monstros.
CopiarCompartilhar
Influencia os conflitos da terraAntes de Ragnarok acontecer, Loki foi preso com outros monstros e condenado à tortura. Conseguiu, mesmo preso, usando sua lábia e influência, instigar conflitos entre os seres humanos. Saiu da prisão por causa de um terremoto provocado pelos lobos Skoll e Hati, que devoraram o sol e a lua, mergulhando a terra em trevas.
CopiarCompartilhar
Crias do malDepois que o gigante Angerboda foi assassinado, Loki comeu seu coração. Dessa maneira, o mal aflorou com mais força dentro dele; ele se refugiou na floresta e deu à luz três monstros: o lobo Fenrir, a deusa da morte Hel e a serpente Jormungand.
CopiarCompartilhar