Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Krishna

A Mitologia Hindu tem diversas entidades diferentes. Krishna é uma dessas figuras que são reverenciadas por essa religião. Quer saber mais sobre esse deus, quem foi ele e como foi sua vida? Então confira abaixo várias curiosidades sobre Krishna, uma das principais divindades do hinduísmo!

Quem foi Krishna?

Krishna é um dos mais famosos e incríveis personagens da Mitologia Hindu. Foi um menino muito travesso, um adolescente amoroso e um adulto heroico. É conhecido também como o Senhor Obscuro e oitava existência terrena de Vishnu, uma divindade responsável pela manutenção do Cosmos.


Copiar
Compartilhar
Representação

Uma das reencarnações mais amadas e sagradas dos indianos, representada pela forma de um pastor que toca flauta, assim, seduz todos os seres vivos. Aparece em pinturas na cor negra ou azul.

Clique aqui para ler frases hindus!
Copiar
Compartilhar
O rei tirano de Vrishni

O tio de Krishna era um rei perverso e ambicioso, intitulado Kamsa. Era do reino de Vrishni, que constantemente era saqueado e explorado por seu governante. Um dia recebeu a seguinte profecia: “Kamsa, o seu fim está próximo! O oitavo filho de Devaki, sua irmã, será o causador de sua morte!”.


Copiar
Compartilhar
Tio perverso

Avisado de que seria morto pelas mãos de um sobrinho, Kamsa prendeu a sua irmã, Devaki, e o seu cunhado, Vasudeva. Também matou todos os filhos que ela concebeu na prisão. No nascimento da oitava criança, o céu rugiu e o deus Vishnu ordenou a Vasudeva que levasse o seu filho até o outro lado do rio Yamuna, para a vila de Gokul.


Copiar
Compartilhar
O mais amado

O oitavo filho reencarnou na forma de Krishna e viveu uma vida alegre e cheia de aventuras em Gokul. Foi alguém muito amado por várias gopis (eram pastoras, por ser filhas de vaqueiros). Nenhuma mulher resistia a Krishna, pois ele tocava a sua flauta de forma encantadora.


Copiar
Compartilhar
Um bebê poderoso

Kamsa contratou os serviços de uma feiticeira, chamada Putana, para matar Krishna. Ela podia tomar a forma que quisesse e se disfarçou como uma pastora (gopi) para entrar na casa de Krishna. O deus, ainda bebê, reconheceu a feiticeira e, enquanto sugava o seu leite, extraiu a sua vida. Putana era uma Rakshasi (mulher-demônio) e, nesse momento, assumiu a sua verdadeira forma antes de morrer.


Copiar
Compartilhar
A morte de Kamsa

Quando Krishna completou 16 anos, foi até Mathura, dizendo que assistiria uma competição. Lá, matou o seu tio e todos os gladiadores que lutaram contra ele. Com isso, se tornou o rei de Mathura.


Copiar
Compartilhar
 
Um camaleão

Krishna foi conhecido por vários nomes. Alguns mais populares são: Govinda, Syamasundar ou Gopala, o preservador das vacas. Era intensamente belo e também atraía as pessoas por sua energia e fortuna. Era o preferido das mulheres, chegando a se transformar em vários seres. Assim, poderia atender os desejos de todas ao mesmo tempo, mas a sua preferida era Radha.


Copiar
Compartilhar
Milhares de esposas

Casou-se em Rukmini, com a filha do rei Bhishmaka, mas teve mais de 16 mil esposas. Por consequência, milhares de filhos. Contudo o seu verdadeiro amor era Radha. Teve que abandoná-la para cumprir a sua missão na terra como um avatar de Vishnu.


Copiar
Compartilhar
Pandavas e Kauravas

Quando uma grande guerra aconteceu entre os Pandavas e Kauravas, Krishna ofereceu todo o seu exército para guardar um dos lados. Ele mesmo ficaria do outro lado, sem lutar ou empunhar qualquer arma. Isso porque era parente dos dois povos. Pandavas ficaram com Krishna e Kauravas com o exército.


Copiar
Compartilhar
A morte de Krishna

Morreu pelas mãos de um caçador que o confundiu com um veado. Tinha 125 anos, sete meses e seis dias. O caçador ouviu de Krishna: "Você era Vali, em seu nascimento anterior, e eu era Rama, que o matei secretamente. Você queria se vingar e, assim, neste meu aparecimento, estou cumprindo o seu desejo, tudo isso fazia parte do meu plano.". A morte de Krishna marcou a passagem de uma era, chamada Dvãpara Yuga para Kali Yuga. Foi da data de 17 para 18 de fevereiro de 3.102 a.C.


Copiar
Compartilhar
fechar