Livros de Voltaire
Conhecido por defender a liberdades dos civis, a liberdade religiosa e o livre comércio, Voltaire é uma das grandes figuras do Iluminismo. Suas ideias e obras influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa quanto da Revolução Americana. Conheça um pouco do que ele criou!
A Princesa de Babilônia Voltaire Ler livroBem ao gosto de Voltaire, a Princesa de Babilônia é uma história que se desenvolve no oriente. História de amor e de aventura, rica de divertidas hipérboles e de impensáveis ocorrências, misturando realidade com imaginário popular.
CopiarCompartilhar
O Ingênuo Voltaire Ler livroSujeito criado na floresta por índios descobre que a França é um lugar muito mais selvagem, cruel e desumano do que o vazio canadense. Neste livro Voltaire destila todas suas críticas sobre os costumes da França e do catolicismo, os comparando com os da Inglaterra e dos índios canadenses.
CopiarCompartilhar
O mundo como está Voltaire Ler livroEm "O mundo como está" temos o mesmo Voltaire irônico e crítico em relação aos costumes de sua época. Contudo, não é o sarcástico de outras obras. Foi escrito na fase em que ainda lhe restava certo otimismo e algum sorriso.
CopiarCompartilhar
O touro branco Voltaire Ler livroNão se conhece muito bem a intenção de Voltaire ao escrever "O Touro Branco". Há hipóteses: plausíveis, lógicas, mas hipóteses. Uma delas sugere que tenha se inspirado em lendas orientais a respeito da metamorfose animal.
CopiarCompartilhar
Zadig ou O Destino Voltaire Ler livroO livro é de natureza filosófica, e apresenta a vida humana como se estivesse nas mãos de um destino fora do controle humano. É uma história de ortodoxia religiosa e metafísica, ambas das quais Voltaire desafiou com sua apresentação da revolução moral em curso do próprio Zadig.
CopiarCompartilhar
As cartas de Amabed Voltaire Ler livroAs cartas de Amabed carregam o estilo de Voltaire, que em suas obras didáticas insiste em classificar os iluministas e racionalistas. Um tanto quando surpreendente, o pensador nunca chega ao superficial, seja qual for o texto.
CopiarCompartilhar
Cândido Voltaire Ler livroDesde o título, as aventuras de Cândido são um testemunho contra o otimismo, particularmente o leibniziano do "melhor dos mundos possíveis", que tentava conciliar a crença na existência do mal e a crença na justiça divina. Publicado em 1759 sem indicação do nome do autor, a obra obteve imediatamente um sucesso prodigioso.
CopiarCompartilhar
Histórias de Jenni Voltaire Ler livroBaseado na firme convicção de que Deus existe, a obra apresenta as provas de sua existência, de sua necessidade, moral e social, da crença num ser supremo que premia o bem e castiga o mal, ou um Deus remunerador e vingador.
CopiarCompartilhar
Micrômegas Voltaire Ler livro“Micrômegas” foi escrito por influência de “As aventuras de Gulliver”, de Swift que Voltaire leu em Londres. A obra revela traços de a “Pluralidade dos mundos”, das palestras de Fontenelle e da mecânica de Newton, que Voltaire estudara com cuidado.
CopiarCompartilhar
O homem dos quarenta escudos Voltaire Ler livroO livro O Homem dos Quarenta Escudos é uma crítica direta e contundente de Voltaire (1694-1778) contra o novo sistema político-econômico estabelecido pelos ministros de Estado de Paris, em sua época.
CopiarCompartilhar
Os ouvidos do Conde de Chesterfield e o Capelão Goudman Voltaire Ler livroPensador profundo, desenvolveu uma filosofia impecável que marcou sua época e nos influencia até hoje. Voltaire produziu inúmeras obras; em todas se encontram alguns traços constantes.
CopiarCompartilhar