Livros de José de Alencar
Nascido em 1829, José de Alencar foi um escritor e político brasileiro. Ele tem um grande reconhecimento como escritor por ter sido o fundador do romance de temática nacional, e por ser o patrono da cadeira fundada por Machado de Assis na Academia Brasileira de Letras. Conheça suas obras.
Ao correr da pena José de Alencar Ler livroNo volume "Ao Correr da Pena", o leitor poderá avaliar o que podemos chamar de estreia literária de José de Alencar, ao publicar o primeiro folhetim da série no Correio Mercantil.
CopiarCompartilhar
As asas de um anjo José de Alencar Ler livro"As Asas de um Anjo", escrito por José de Alencar, foi publicado em 1858. Embora considerado imoral na época por causa da cena em que Carolina, personagem principal da história, é assediada pelo pai bêbado, o livro se transformou em uma peça de teatro.
CopiarCompartilhar
Cinco Minutos José de Alencar Ler livroPrimeiro romance de José de Alencar, Cinco Minutos foi um verdadeiro sucesso. Inicialmente publicada em forma de folhetins pelo jornal Diário do Rio de Janeiro, ao final de todos os capítulos já publicados, foram juntados em uma única edição e oferecida de brinde aos assinantes. Porém, como diversas pessoas que não assinavam o jornal procuraram por um volume do romance, foi publicada a primeira edição em 1856.
CopiarCompartilhar
Alfarrábios: O Ermitão da Glória José de Alencar Ler livroA cidade do Rio de Janeiro no início do século XVII é cenário para o livro de "Alfarrábios: O Ermitão da Glória", de José de Alencar. Conta as aventuras e desventuras românticas do jovem Aires de Lucena, em sua luta contra os invasores franceses e holandeses e contra o destino. Ele tem sorte nas batalhas, mas tem que passar por dolorosas provações.
CopiarCompartilhar
Encarnação José de Alencar Ler livro"Encarnação" é o último romance urbano de José de Alencar. Trata-se da recusa em perder alguém que se ama.
Hermano, viúvo de Julieta há muito tempo, continua a amando depois de muitos anos, mantendo um amor inalterado e uma fidelidade absoluta. Amália casa-se com Hermano e tenta se tornar mais semelhante a Julieta a cada dia, na tentativa de fazer o marido amá-la.
CopiarCompartilhar
Como e Por Que Sou Romancista José de Alencar Ler livro"Como e Por Que Sou Romancista", descrito por José de Alencarem 1893, é sua autobiografia intelectual. Lendo, podemos tomar conhecimento de sua personalidade e dos alicerces de sua formação literária. Escreve de si para si e faz com que cada palavra tenha um significado todo especial na compreensão do surgimento de obras tão magníficas, como Iracema, entre outras.
CopiarCompartilhar
A alma de Lázaro José de Alencar Ler livro"Tinha ouvido uma voz trêmula que rezava cantando à surdina uma ladainha de igreja; e pareceu-me que afinal chegara a ocasião de ver surgir diante de mim um desses fantasmas que nas minhas extravagantes elucubrações, eu tantas vezes evocara."
Na obra "A Alma de Lázaro", José de Alencar transporta o leitor para o diário de um leproso. Terror e sofrimento, solidão e solidariedade, repugnância e sentimento. Ódio e amor. Possui um enredo macabro e fascinante, que fará com que o leitor se prender à leitura.
CopiarCompartilhar
A pata da gazela José de Alencar Ler livro"A Pata da Gazela" é um singelo romance de José de Alencar considerado a "Cinderela brasileira". Narrado em terceira pessoa, trata-se de um romance vivido na alta sociedade carioca. Horácio recolhe um pequeno sapato que encontra na rua e se obstina a encontrar a dona dele. Apesar de a história ser bastante previsível, o final da obra é surpreendente. Vale a pena ler!
CopiarCompartilhar
A Viuvinha José de Alencar Ler livro"A Viuvinha" foi escrito por José de Alencar e publicado em 1860. Incluida entre os chamados romances urbanos, retratam os costumes da sociedade carioca do Segundo Reinado. Jorge foi criado por Sr. Almeida, o qual lhe dá a notícia de que o nome de seu pai foi desonrado por causa de algumas dívidas. Jorge então se sente culpado em ter se casado com Carolina e, na noite de núpcias, forja sua morte para poder limpar o nome de seu pai. Será que a moça o aceitará de volta quando ele finalmente tiver feito o que se propôs? "A Viuvinha" é uma obra muito importante dentro do seu movimento literário.
CopiarCompartilhar
O Garatuja José de Alencar Ler livro"O Garatuja" é a primeira de uma série de crônicas dos tempos coloniais, de autoria de José de Alencar.
CopiarCompartilhar
Iracema José de Alencar Ler livroIracema (ou Iracema, lenda do Ceará) é um romance da literatura romântica brasileira publicado em 1865 e escrito por José de Alencar, fazendo parte da trilogia indianista do autor. Os outros dois romances pertencentes à trilogia são O guarani e Ubirajara.
O romance conta, de forma quase poética, o amor de um branco, Martim Soares Moreno, pela índia Iracema, a virgem dos lábios de mel e de cabelos mais negros que a asa da graúna e explica poeticamente as origens da terra natal do autor, o Ceará.
CopiarCompartilhar
Diva José de Alencar Ler livro"Diva", escrito por José de Alencar, faz parte da sua lista de romances urbanos. A personagem principal é Emília, mimada filha de um rico capitalista do Rio de Janeiro que busca incansavelmente um marido mais interessado em amor que em dinheiro. Toda a história é narrada por Amaral, que conta suas aventuras com Emília para seu amigo Paulo. Emília não era bonita e, por conta disso, aguentava gozações de muita gente. Porém, com o passar dos anos, aquela que era feia tornou-se muito bela.
CopiarCompartilhar