Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Livros de José de Alencar

José de Alencar foi um dos principais nomes da literatura brasileira e sua obra ainda hoje inspira autores e estudantes. O escritor ganhou notoriedade por ter sido o fundador do romance de temática nacional. Conheça um pouco mais sobre as obras dessa grande figura.

Mãe José de Alencar Ler livro

Uma história que se passa no Rio de Janeiro de 1855. Peça teatral de quatro atos, conta a história de um homem que vende uma escrava para ajudar a quitar a dívida de um amigo, mas uma grande revelação será surpreendente. Publicada em 1862, José de Alencar escreveu "Mãe" em homenagem à sua própria mãe, Ana J. de Alencar.


Copiar
Compartilhar
O Guarani José de Alencar Ler livro

O Guarani é uma crítica escrita por Machado de Assis. Publicado como prefácio para uma edição de O Guarani, da qual saíram apenas os primeiros fascículos, em 1887.


Copiar
Compartilhar
Sonhos Douro José de Alencar Ler livro

José de Alencar escreveu "Sonhos Douro" em 1872, que conta a história de amor entre Ricardo, jovem bacharel provinciano, e Guida, moça da corte, educada à inglesa. Dinheiro não seria problema para o casamento entre eles, porém as barreiras sociais são um grande empecilho para a sua plena realização. Algumas passagens são consideradas inspiradas na felicidade conjugal que o autor experimentou ao lado de Georgina, sua esposa.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Outros famosos que fazem aniversário no dia 01 de Maio

Senhora José de Alencar Ler livro

Senhora é um dos romances do escritor brasileiro José de Alencar. Foi publicado em 1875.
No livro, o autor faz uma crítica à decadência de valores do Segundo Império. Através do romance entre Aurélia e Seixas, ele leva o leitor a refletir a respeito da influência do dinheiro nas relações amorosas e, principalmente, sua influência nos casamentos da época. O romance divide-se em quatro partes, que correspondem às etapas de uma transação comercial: O Preço, Quitação, Posse e Resgate.


Copiar
Compartilhar
Verso e Reverso José de Alencar Ler livro

"Verso e Reverso" é uma comédia em dois atos escrita por José de Alencar. Foi representada pela primeira vez no Teatro do Ginásio, do Rio de Janeiro, em 28 de outubro de 1857.


Copiar
Compartilhar
O que é casamento? José de Alencar Ler livro

"O Que É Casamento?" é uma comédia em quatro atos escrito por José de Alencar no ano de 1861. Se passa no Rio de Janeiro e Petrópolis, de 1859 a 1860.


Copiar
Compartilhar
 
Lucíola José de Alencar Ler livro

Lucíola é um dos romances do escritor brasileiro José de Alencar. Foi publicado em 1862. José de Alencar narra pelo personagem-narrador Paulo o amor deste por Maria da Glória, de apelido Lúcia. Com longas metáforas e seu modo de escrever peculiar, José de Alencar critica o Rio de Janeiro imperial e os costumes da sociedade brasileira. Suas críticas ao calcanhar-de-aquiles da sociedade da segunda metade do século XIX renderam ao autor diversas críticas negativas na época.


Copiar
Compartilhar
O demônio familiar José de Alencar Ler livro

Escrita por José de Alencar em sua mocidade, "O Demônio Familiar" é uma peça de quatro atos, leve e de fácil entendimento.
É a história de um escravo que quer casar os patrões com parceiros mais abonados e acaba sendo o capeta da história. O castigo que ele recebe é a alforria. O autor deixa a entender que escravo tem que ser tutelado.


Copiar
Compartilhar
O gaúcho José de Alencar Ler livro

"O Gaúcho" é uma história escrita por José de Alencar narrada em terceira pessoa. Conta a história de Manuel Canho, que quer vingar a morte do pai, assassinado, o qual admirava profundamente. Enquanto busca vingança, vive peripércias ligadas à Guerra dos Farrapos, mais particularmente a Bento Gonçalves, e se apaixona por Catita. O autor contempla a paisagem do sul do Brasil em muitos momentos do romance.


Copiar
Compartilhar
O sertanejo José de Alencar Ler livro

"O Sertanejo", escrito por José de Alencar e publicado em 1875, descreve o interior nordestino do século XVIII, retratando o sertão em todas as suas formas. Conta a história do heróico Arnaldo, vaqueiro cearense, simples, mas lutador, que tudo enfrenta por amor e por seus ideais. Este foi o último romance que Alencar publicou em vida. É uma espécie de síntese de suas características literárias.


Copiar
Compartilhar
Ubirajara José de Alencar Ler livro

"Ubirajara", de José de Alencar, é uma importante composição no conjunto de obras indianistas de José de Alencar e fundamental no conjunto, completando sua intenção de fazer uma obra panorâmica. Mostrando uma terra selvagem, com sua pureza ainda não devastada pela presença do branco invasor, sua personagem principal é um índio brasileiro puro, que ainda não se corrompeu perante a cultura europeia. O romance foi publicado em 1874.


Copiar
Compartilhar
Til José de Alencar Ler livro

"Til" foi escrita por José de Alencar em 1872. Nos apresenta Berta, Miguel, Linda e Afonso, adolescentes inocentes e despreocupados. O romance se passa em uma fazenda do interior paulista do século XIX, no qual segredos antigos, desencontros amorosos e renúncias fazem parte da trama. Faz parte da fase regionalista do autor, quando ele retrata os costumes, a linguagem e a vida rural da época.


Copiar
Compartilhar
fechar