Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Livros de Machado de Assis

Machado de Assis é considerado pela grande maioria dos escritores, leitores e críticos um dos maiores nomes da literatura brasileira. Sua obra passa por praticamente todos os gêneros e foi de fundamental importância para as escolas literárias do Brasil. Conheça mais sobre tudo o que ele escreveu!

A Chinela Turca Machado de Assis Ler livro

O conto "A Chinela Turca" de Machado de Assis faz parte da coletânea Papéis Avulsos e conta o drama de Duarte na noite do baile que prometia ser o melhor de sua vida. Lá, ele encontraria a garota pela qual estava completamente apaixonado e, junto a isso, diversas outras aventuras acabam por acontecer. Como se todas as coisas tivessem que acontecer no dia que ele tinha um grande compromisso. De leitura fácil e acessível, recomendado a todos.


Copiar
Compartilhar
A mágoa do Infeliz Cosme Machado de Assis Ler livro

"A Mágoa do Infeliz Cosme" é um conto de seis capítulos, escrito por Machado de Assis e publicado originalmente no "Jornal das Famílias", no ano de 1875.


Copiar
Compartilhar
Capítulo dos chapéus Machado de Assis Ler livro

Em "Capítulo dos Chapéus", Machado de Assis discorre sobre a posição da mulher na nova sociedade que se forma no Brasil na segunda metade do século XIX. Por meio de ironia, com uma pitada de tom trágico, o conto narra a situação de duas mulheres: Mariana e Sofia. Personalidades opostas, representando dois mundos diferentes, mas próximos entre si. Mariana ainda é infantil e alienada em um ambiente doméstico: sua vida resume-se à sua casa e seus objetos; Sofia é uma mulher da nova sociedade: independente, resoluta, com limites que vão além da vida doméstica, estendendo-se para a rua.


Copiar
Compartilhar
Casa Velha Machado de Assis Ler livro

"Casa Velha" é um dos últimos romances urbanos de Machado de Assis que, embora escrito em 1906, foi publicado somente em 1944. A narrativa é feita por um padre que precisa se instalar numa casa antiga, cujo patriarca foi um político importante. Novamente, Machado critica os costumes, a igreja, a aristocracia, as vaidades etc. É um livro que levanta muitas discussões.


Copiar
Compartilhar
Conto Alexandrino Machado de Assis Ler livro

Em "Conto Alexandrino", Machado de Assis satiriza o cientificismo naturalista da época. As personagens principais são Pitias e Stroibus, cientistas que vão para Alexandria em busca de reconhecimento e fazem pesquisas científicas e experimentos com animais e seres humanos em busca da origem da desonestidade. Eles querem provar a teoria de que, ao beber o sangue de um animal, o homem adquiriria a característica moral deste. Ao tomar o sangue de uma aranha, por exemplo, o homem desenvolveria o dom da música.


Copiar
Compartilhar
Contos Fluminenses Machado de Assis Ler livro

Primeiro volume de contos de Machado de Assis, "Contos Fluminenses" está relacionado ao Rio de Janeiro no período imperial. Por causa da extensão, trama e estrutura, a maioria das narrativas desse volume pode ser considerada novela. Faz parte da primeira fase de Machado de Assis, que estava influenciado pelo Romantismo. Os acontecimentos são narrados sem precipitação, cheios de considerações sobre os comportamentos das personagens. Aqui, já aparecem as características machadianas: a conversa com o leitor, a ironia, o estudo da alma feminina.


Copiar
Compartilhar
Críticas Teatrais Machado de Assis Ler livro

Na coletânea "Críticas Teatrais", Machado de Assis dá seu parecer sobre as peças de teatro a serem apresentadas no cenário carioca de sua época. Além de considerações estéticas e artísticas, faz questão de ressaltar o problema da arte nacional com a frase que consta no livro: "A arte para nós foi sempre órfã".


Copiar
Compartilhar
 
D. Benedita Machado de Assis Ler livro

"D. Benedita" é um conto de Machado de Assis que está no livro Papéis Avulsos. Conta a história de D. Benedita, mulher totalmente sem vontade própria e indecisa. O marido havia ido morar no Pará e ela nunca o visitava. Até mesmo cartas ela ficava em dúvida se escrevia ou não. A filha casa, o marido morre e ela continua sempre uma mulher de vontade fraca, hesitante, inconstante. Um conto bastante interessante, ao estilo machadiano.


Copiar
Compartilhar
D. Jacunda Machado de Assis Ler livro

"D. Jucunda" faz parte de Obra Completa, de Machado de Assis, publicado originalmente em A Gazeta de Notícias, em 1889. Nesse conto, é abordado o assunto maternidade e seu efeito sobre a mulher, poucas vezes retratado dessa forma entre as mulheres machadianas. D. Jacunda é mulher bonita, que vive com sua madrinha. Casa-se bem e tem um filho. Leva uma vida boa, diferentemente de seu pai e de sua irmã gêmea, que também é casada, mas tem uma vida muito difícil.


Copiar
Compartilhar
Decadência de dois grandes homens Machado de Assis Ler livro

Dois homens se conhecem em um café no Rio de Janeiro. Tornam-se amigos, o velho Jaime dá um charuto de presente a Miranda, que o convida até sua casa. Lá, Jaime começa a contar que ele é Marco Bruto, o homem que matou Júlio César, e que Júlio César está incorporado no gato do velho. Então, Jaime se transforma em um rato e é comido por seu gato, o telhado despenca e partir daí, Miranda passa a viver uma super aventura...


Copiar
Compartilhar
A mão e a Luva Machado de Assis Ler livro

A mão e a luva é um dos romances de Machado de Assis, publicado em 1874.
Incrível a diferença no rítimo e narrativa entre este que é o segundo livro de Machado e "Memórias póstumas...". A Mão e a Luva é perfeitamente sintonizado com o Romantismo entretanto é possível perceber entre a estrutura clássica do romance, as características que farão de Machado nosso verdadeiro bruxo do Cosme Velho!


Copiar
Compartilhar
A Melhor das Noivas Machado de Assis Ler livro

Em "A Melhor das Noivas", Machado de Assisnos conta a história de D. Joana, uma senhora que trabalha para o Sr. João Barbosa há muito tempo. Apaixonada pelo patrão, ela sonha um dia ser correspondida. Um dia, o homem lhe diz que tem uma coisa importante para contar e começa a falar de casamento, mas D. Joana perde o entusiasmo quando ele revela estar apaixonado por D. Lucinda. Será que um dia Sr. João vai perceber todo o valor e devoção de D. Joana para com ele? Um conto machadiano bem leve e interessante.


Copiar
Compartilhar
A mulher de preto Machado de Assis Ler livro

"A Mulher de Preto" é um conto escrito por Machado de Assis incluído na coletânea "Contos Fluminenses", de 1870.


Copiar
Compartilhar
A semana Machado de Assis Ler livro

"A Semana" é o primeiro de três volumes, reunindo 248 crônicas que Machado de Assis publicou, até 1897, na Gazeta de Notícias. Aqui, se incluem algumas de suas crônicas mais famosas, trazendo à tona a reação do autor à cena política e social que o cercava, no início da República.


Copiar
Compartilhar
A última receita Machado de Assis Ler livro

Machado de Assis escreve "A Última Receita" e nos conta a história de D. Paula, viúva de 24 anos que, após ser diagnosticada com uma grande constipação pelo Dr. Avelar, começa a receber a visita do médico todos os dias. Uma tia velha que mora com ela, por ser surda, começa a desconfiar que a sobrinha nutria pelo médico um diferente interesse. Por três meses a doença não passou. Foi quando Dr. Avelar escreve para a viúva dizendo que descobriu a moléstia que a afligia. Um belo e interessante conto.


Copiar
Compartilhar
A vida Eterna Machado de Assis Ler livro

O conto "A Vida Eterna", escrito por Machado de Assis, revela todo um lado shakespeariano do autor, sob o pseudônimo de Camilo da Anunciação. Publicado em 1870, no Jornal das Famílias, ultimamente está no volume Contos Avulsos. Conta a história de um pesadelo, na qual aparece um desconhecido chamado Tobias, formado em matemática, que conta para o narrador: "Desconfio que hei de morrer amanhã; não se espante; tenho certeza que amanhã vou para o outro mundo..." e segue narrando como será sua morte, toda a história em termos de pesadelo. Um conto bastante interessante, que vale muito a pena ser lido.


Copiar
Compartilhar
Americanas Machado de Assis Ler livro

A primeira e única edição de "Americanas" é de 1875. É o terceiro livro de poesias de Machado de Assis e um dos momentos mais interessantes na vida do autor. Com uma poesia narrativa toda baseada em ações, conta com a influência de vários outros autores em razão de seus recursos de metalinguagem. É um texto curioso porque, a despeito da temática romântica, Machado de Assis se mostra contido em suas expressões e dentro do tema. Algumas expressões foram mantidas em suas formas arcaicas, tendo em vista a métrica e a preservação da vontade autoral.


Copiar
Compartilhar
Astúcias do Marido Machado de Assis Ler livro

Obra originalmente publicada no Jornal das Famílias em 1886, "Astúcias de Marido" ambienta-se nas relações sociais marcadas pelos ciúmes e por desconfianças de dois amantes preocupados com o futuro. Propositalmente, Machado de Assis se limita na descrição, satisfazendo-se apenas em dizer que a ação se passa no Rio de Janeiro. Assim, a narrativa toma um caráter universal, fazendo com que o leitor fique à vontade para fazer seus próprios juízos sobre a história, escolhendo os lugares e ruas.


Copiar
Compartilhar
Bons Dias Machado de Assis Ler livro

"Bons Dias" é um romance de Machado de Assis que está entre os mais conhecidos do autor. Escrito em formato de diário pelo protagonista narrador, homem com uma boa colocação social na capital do império, nesta obra o autor desvenda as ambições, os sentimentos e a moral da baixa aristocracia que sugava o dinheiro do império. Trata-se de uma prosa recheada de sarcasmo, intelectualismos deslocados e teorias pseudo-científicas.


Copiar
Compartilhar
Cantiga Velha Machado de Assis Ler livro

"Cantiga Velha" é um conto de três capítulos escrito por Machado de Assis e publicado originalmente em "A Estação", em 30 de novembro a 31 de dezembro de 1883.


Copiar
Compartilhar
Diana Machado de Assis Ler livro

"Diana" é um conto escrito por Machado de Assis, publicado originalmente em "Jornal das Famílias", no ano de 1866.


Copiar
Compartilhar
fechar