Livros de Cláudio Manuel da Costa
Cláudio Manuel da Costa foi um advogado, minerador e poeta português do Brasil Colônia e destacou-se pela sua obra poética e por seu envolvimento da Inconfidência Mineira. Conheça mais sobre as obras desse grande poeta e pensador de mente aberta!
Vila Rica Glauceste Satúrnio - Cláudio Manuel da Costa Ler livroVila rica é um poema épico escrito por Cláudio Manuel da Costa em 1773. Narra em versos a história da fundação de Minas Gerais, que se dá com a viagem de Antônio Albuquerque Coelho de Carvalho às Minas Gerais, no início do século XVIII, resolvendo o conflito da Guerra dos Emboabas. O poema possui dez cantos e usa versos decassílabos com rimas emparelhadas.
CopiarCompartilhar
Poemas Glauceste Satúrnio - Cláudio Manuel da Costa Ler livroO poeta gerou forte influência nas obras dos autores árcades Tomás Antônio Gonzaga e Inácio da Silva Alvarenga, considerado como precursor do Arcadismo brasileiro. Cláudio Manuel produziu poemas com temática pastoril, com estrutura perfeita de soneto, além de trazer reflexões sobre a vida, sobre a moral e sobre o amor, assim como no livro Poemas.
CopiarCompartilhar
Munúsculo Métrico Glauceste Satúrnio - Cláudio Manuel da Costa Ler livroRomance heróico em versos hendecassílabos. Consagrado a D. Francisco da Anunciação.
CopiarCompartilhar
Epicélio Glauceste Satúrnio - Cláudio Manuel da Costa Ler livroComo já diz o título, o epicélio é um discurso ou poema recitado em memória de pessoa notável. Logo, o livro de Cláudio Manuel da Costa é escrito a saudosa memória do Reverendíssimo Senhor Frei Gaspar da Encarnação e em desafogo da mágoa ao ilustríssimo e reverendíssimo senhor D. Francisco da Anunciação.
CopiarCompartilhar
Sonetos Inéditos Glauceste Satúrnio - Cláudio Manuel da Costa Ler livroSonetos Inéditos é a edição dos sonetos expurgados e censurados de Cláudio Manuel da Costa. São 8 poemas que não constam na edição publicada de suas obras e que só vieram a aparecer par o público anos depois.
CopiarCompartilhar
Poesias Manuscritas Glauceste Satúrnio - Cláudio Manuel da Costa Ler livroPoesias de Cláudio manuel da Costa, da época da Inconfidência mineira, datadas de 1779.
CopiarCompartilhar
Obras Poéticas Glauceste Satúrnio - Cláudio Manuel da Costa Ler livroToda a sua criação literária de Cláudio Manuel da Costa está em Obras Poéticas, obra que reúne a produção lírica do poeta, sonetos, éclogas, epicédios, cantatas e outras modalidades e que dá início ao Arcadismo Brasileiro. Essa publicação marcou a fundação da Arcádia Ultramarina, uma instituição cultural onde os poetas se reuniam para escrever e declamar seus poemas.
CopiarCompartilhar
O Parnaso Obsequioso e Obras Poéticas Glauceste Satúrnio - Cláudio Manuel da Costa Ler livroO Parnaso Obsequioso, drama de Cláudio Manuel da Costa (1729-1789). O futuro inconfidente escreveu a peça Para Se Recitar em Música no dia 5 de dezembro de 1768, data do aniversário de D. José Luís de Meneses, Conde de Valadares, Governador e Capitão-General da Capitania de Minas Gerais. São interlocutores Apolo, Mercúrio, Calíope, Clio, Tália e Melpomene, representando a cena o Monte Parnaso. O Parnaso Obsequioso resulta num coro das musas e deuses Olímpicos em louvor do aniversariante, novo governador das Gerais. Seria de se estranhar o tom bajulador da pequena obra, se ele não fosse algo comum em todas as manifestações públicas da época. O mérito teatral é escasso, composto por um verso duro, precioso e eurocêntrico. O Parnaso Obsequioso é um drama circunstancial que se define pelas características da literatura e pelo teatro árcade.
CopiarCompartilhar