Outubro Rosa
O mês de outubro é o período em que a Rede Feminina de Combate ao Câncer realiza o Outubro Rosa, data que busca conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer os exames preventivos do câncer de mama. Infelizmente muitas mulheres ainda não sabem que o autoexame pode salvar uma vida! Tocar os seios, seja durante ou após o banho, pode ser uma forma de detectar algum nódulo ou alteração na mama que possa indicar a presença de um câncer. Que tal promover o autocuidado e fomentar a importância de estar sempre atento ao seu corpo? Confira mensagens para comemorar e espalhar a ideia do Outubro Rosa! Lute por essa causa!
Quanto antes, melhor!Neste importantíssimo mês, o Outubro Rosa, é o momento de lembrar as mulheres sobre o câncer de mama e o quão necessário é manter atenção nessa doença, já que é algo muito silencioso que muitas mulheres demoram a perceber. O quanto antes for a descoberta, melhor será a eficácia do tratamento. Por isso é indispensável que as mulheres façam o autoexame e que seja mantida regularidade na ida ao médico e no exame de mama.
CopiarCompartilhar
Luta constanteApesar de não ser o método mais preciso, o autoexame é uma ótima maneira de as mulheres detectarem algo fora da normalidade. Por isso, não tenha medo. E se toque! Seu corpo é sua morada, cuide dele com todo o amor e afeto. A luta contra o câncer de mama deve ser constante, e um diagnóstico precoce salva vidas! Faça exames periódicos e compartilhe esta mensagem com as mulheres de sua vida. Você é forte e não está sozinha!
CopiarCompartilhar
Faça parte da prevenção contra o câncer de mama e cuide-se!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Hábitos saudáveisNeste mês, reforça-se a importância da prevenção por meio do exame periódico, mas o autocuidado tem que ser no ano todo! Mantenha hábitos saudáveis, evite alimentos industrializados e pratique exercícios físicos. De acordo com o Ministério da Saúde, esses cuidados reduzem em até 28% o risco do câncer de mama. Valorize sua vida e o seu bem-estar, e priorize sempre sua saúde. Que este seja um Outubro Rosa e cheio de vida!
CopiarCompartilhar
Vitoriosa Arlete Salles“O estigma da doença é o que mais entristece as mulheres, mas isso fica tão pequeno quando a gente compara com a vida! Quero avisar às companheiras que o cabelo volta mais forte e farto. Eles renasceram mais bonitos”, disse Arlete Salles, a comediante e atriz brasileira que foi diagnosticada com câncer de mama aos 72 anos. A atriz passou por cirurgias, quimioterapia e radioterapia e venceu essa batalha com força e fé.
CopiarCompartilhar
Autoexame Outubro RosaO autoexame é uma medida importante para identificar nódulos de um possível câncer de mama. Esse procedimento preventivo deve ser realizado todos os meses, sempre após o período menstrual.
Bolsa de Mulher
Nele, as mulheres devem estar atentas também a alterações como retração da pele ou do mamilo, inchaços, assimetria, avermelhamento, secreção com sangue e gânglios que surgem nas axilas, crescem e não somem. Porém, apresentar um desses sintomas não significa que há câncer, mas é um indicativo de que é preciso procurar um médico.
Para ajudar a fazer o autoexame das mamas, o Hospital Amaral Cavalho (HAC) divulga um infográfico com o passo a passo que deve ser seguido pelas mulheres. Confira na fonte abaixo.
CopiarCompartilhar
Ela decidiu dar a vidaComo o ditado diz, amor de mãe não tem igual! E Simone Calixto provou que esse ditado é realmente verdadeiro, mostrando a todos que o forte sentimento que tinha pela filha que ainda geria era maior do que qualquer dificuldade que poderia ter na vida. Simone teve que enfrentar uma das doenças mais temidas, o câncer, para dar a luz à pequena Melissa, sua segunda filha.
Confira frases de combate ao câncer: apoie quem necessita!
CopiarCompartilhar
Exame gratuito Alexandre Padilha, ministro da SaúdeO Ministério da Saúde faz um grande esforço para que estados e municípios aumentem a oferta de mamografia, inclusive adotando a estratégia da mamografia móvel, que são carretas que vão para o interior, para a periferia das grandes cidades, alertando sobre a importância, não só do diagnóstico, mas de começar o tratamento em até 60 dias depois do diagnóstico.
Cuide-se, mulher! Entre no clima do Outubro Rosa
CopiarCompartilhar
Luiza Brunet contra o Câncer de Mama Outubro RosaA modelo aderiu ao Outubro Rosa e posou com a camiseta da Avon. A venda de cada produto gera uma doação de R$ 8,40 para o Instituto Avon. A marca aplicará o dinheiro no desenvolvimento de centros de prevenção de câncer de mama no Brasil.
CopiarCompartilhar
Todas juntasNenhuma mulher está sozinha diante da batalha contra o câncer de mama. A campanha do Outubro Rosa foi instituída para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Na vida rotineira, alguns exames são deixados de lado por falta de tempo. Mas este é o momento de conscientização. Tire um tempo para cuidar da sua saúde e incentive mais mulheres a fazerem o mesmo.
Inspire-se em famosas que sobreviveram ao câncer de mama: grandes exemplos!
CopiarCompartilhar
Descoberta Dez subtipos do Câncer de mamaUm grupo de cientistas das universidades de Cambridge, na Grã-Bretanha, e Columbia Britânica, no Canadá, realizou estudo e chegou à conclusão de que o câncer de mama na verdade é formado por dez tipos diferentes de tumores. Foram analisados 2 mil tumores, durante cinco anos, e a conclusão é que eles são causados por mutações genéticas diferentes o suficiente para receberem tratamentos específicos.
Compartilhe frases para conscientizar sobre o Outubro Rosa!
CopiarCompartilhar
Sintomas- Nódulo endurecido
Fique atento às dicas para prevenir o câncer de mama!
- Abaulamento de uma parte da mama
- Inchaço da pele
- Vermelhidão no local
- Inversão do mamilo
- Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas
- Sensação de nódulo aumentado na axila
- Espessamento ou retração da pele ou do mamilo
- Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos
- Inchaço do braço
- Descamação ou coceira
CopiarCompartilhar
Outubro RosaO nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas. O movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas de realização de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.
Saiba tudo sobre o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama!
CopiarCompartilhar
Fatores de Risco- Ser mulher
Conheça o Novembro Azul: a luta pela saúde dos homens!
- Raça branca
- Predisposição genética hereditária
- Mulher sem história de gravidez ou com gravidez depois dos 30 anos de idade
- Obesidade
- Cigarro
- Consumo de álcool (mais de suas doses diárias)
- Menopausa tardia
- Primeira menstruação antes dos 11 anos
- Terapia de composição hormonal combinada (por mais de 10 anos)
- Antecedentes de radioterapia
- Mamas densas
- Excesso de exposição à radiação
- Vida sedentária
- Dieta desequilibrada
- Terapia de reposição hormonal sem orientação e acompanhamento médico
- Nuliparidade (nunca ter engravidado).
CopiarCompartilhar
98% de chances de curaOs sinais e sintomas do câncer de mama podem variar de mulher para mulher. Algumas podem não apresentar nenhum, enquanto outras podem ter todos. A medicina não é matemática, cada organismo reage de um jeito. O mais importante é a mulher conhecer o próprio corpo para detectar, antecipadamente, o possível tumor. Quando precoce, o câncer de mama tem 98% de chances de cura.
Conheça outras campanhas de Conscientização
CopiarCompartilhar
RelacionadasLegendas para o Outubro Rosa
Poemas para o Outubro Rosa
Frases de prevenção para o Outubro Rosa
Especial Outubro Rosa
Maneiras de demonstrar apoio ao outubro rosa
Mensagens para Outubro Rosa
Frases para o Outubro Rosa
Cuide-se, mulher
Orações para o Outubro Rosa
Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama
Sua vida está em suas mãos
Seu corpo também é sua casa
Apoie esta causa Outubro RosaEu participo a favor da luta contra o câncer de mama!
CopiarCompartilhar
Novo diagnóstico em 3DPara reduzir de maneira considerável a chance de diagnósticos precipitados, um aparelho 3D tem sido usado por aumentar em até 85% o índice de acertos em relação aos equipamentos mais modernos existentes atualmente: a Tomossíntese. Ele faz uma série de imagens milimétricas da mama, o que permite observar os tecidos por diferentes ângulos.
Veja também o Especial Setembro Amarelo: Mês de prevenção ao suicídio!
A unidade Botafogo do Cepem - Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher - localizada no Rio de Janeiro, é o primeiro local a contar com este recurso tecnológico.
CopiarCompartilhar
Por um mundo mais cor de rosa Outubro RosaPara alertar a população para a importância da prevenção desse tumor, que é o câncer mais comum em mulheres em todo o mundo, o Congresso Nacional se junta a monumentos em todo o mundo no Outubro Rosa e se ilumina de rosa durante todo este mês. Em Brasília, diversos prédios públicos, como a Catedral, o Ministério da Saúde e o Palácio do Planalto estão iluminados com a cor rosa.
CopiarCompartilhar
Na juventudeApesar de não existirem estatísticas oficiais, médicos e entidades ligadas a pacientes de câncer de mama vêm observando que, atualmente, a doença atinge a um número maior de mulheres abaixo dos 40 anos. Ou seja, mesmo durante a juventude, é preciso esclarecer-se sobre o assunto e estar sempre em dia com os exames capazes indicar a detecção precoce.
CopiarCompartilhar
Troca de informações Luciana Holtz, psico-oncologistaÉ de extrema importância que a mulher faça os exames rotineiros anualmente, que ela conheça o histórico genético de sua família, assim como o seu próprio corpo. Elas precisam chegar ao consultório para compartilhar o máximo de informações com o médico. Não se auto diagnosticarem, mas sim fornecer informações para o médico conhecer ainda mais a paciente.
Novembro azul: Homem é tempo de se cuidar!
CopiarCompartilhar
Eu apoioApoie nas redes sociais esta campanha de conscientização do câncer de mama!
CopiarCompartilhar
Ato heróico Angelina JolieA atriz Angelina Jolie anunciou através de um artigo, publicado no "The New York Times", que fez um procedimento de mastectomia dupla preventiva, que consiste na cirurgia de retirada dos seios. A atriz de 37 anos tomou essa medida porque, segundo seu médico, ela possuía o gene "falho" BRCA1, o que aumenta significativamente o risco de desenvolver câncer. A atriz tinha 87% de chances de contrair câncer de mama e 50% de ter câncer de ovário. "Posso agora dizer aos meus filhos que não precisam de ter medo de me perder para o câncer de mama."
Veja frases da bela, talentosa e humana: Angelina Jolie!
CopiarCompartilhar
Informe-se sobre as campanhas de conscientização de outros mesesJaneiro branco | Janeiro roxo
Fevereiro laranja | Fevereiro roxo
Março Vermelho | Março azul
Abril verde | Abril azul
Maio amarelo | Maio cinza
Maio laranja |Junho vermelho
Junho verde | Julho amarelo
Julho verde | Agosto dourado
Agosto verde-claro | Setembro amarelo
Setembro verde | Outubro rosa
Novembro azul | Novembro roxo
Dezembro laranja | Dezembro vermelho