Mensagens de conscientização para Maio Laranja
O Maio Laranja é uma campanha que busca conscientizar as pessoas sobre a questão da exploração infantil. Infelizmente, isso é uma realidade para inúmeras famílias, em que situações cruéis acontecem a todo momento e, graças a isso, a criança muitas vezes cresce com vários traumas, influenciando negativamente os seus planos e projetos, além de atingir todos os que estão a seu redor. Portanto, é nosso dever, caso deparemo-nos com algum caso desse, fazer a denúncia nos devidos canais de contato. Vamos valorizar a vida sempre! Juntos, conseguiremos vencer! Saiba tudo sobre o Maio Laranja com este conteúdo esclarecedor!
Araceli: nunca será esquecidaAraceli, uma menina de apenas 8 anos de idade, foi sequestrada, drogada, sexualmente violentada e assassinada no dia 18 de maio de 1973, em Vitória, no Espírito Santo. Os três homens acusados de cometer tamanha crueldade com Araceli foram absolvidos. O crime, que permanece impune até hoje, foi o que motivou a criação da campanha Maio Laranja, voltada para o combate ao abuso contra crianças e adolescentes.
CopiarCompartilhar
Ouça músicas para crianças
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Fique atento ao comportamento da criançaComo o abuso sexual geralmente acontece por alguém conhecido ou da própria família, é comum que o agressor use da violência psicológica para que a vítima obedeça e não conte a ninguém sobre o que está passando. Por ser mais velho, ele usa do poder de autoridade para que a criança ou o adolescente satisfaça as vontades do agressor. Preste bastante atenção ao comportamento dos pequenos e busque ajuda se perceber algo estranho.
CopiarCompartilhar
Faça bonito, denuncie!Em 18 de maio de 2000, exatamente 27 anos depois do assassinato de Araceli, a data foi escolhida como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. Motivada pela decisão, surgiu também a campanha Faça Bonito, com o objetivo de garantir o direito ao desenvolvimento sexual saudável à população infanto-juvenil. Como o símbolo da iniciativa era uma flor laranja, o mês acabou virando Maio Laranja.
Veja a importância de nunca abandonar a sua criança interior
CopiarCompartilhar
Ações do Maio LaranjaA campanha Maio Laranja conta com várias iniciativas de conscientização da população sobre os sinais de que a criança ou o adolescente está passando por uma situação de violência sexual. Nas redes sociais, na mídia e nas comunidades locais, são divulgados cards, cartilhas e vídeos informativos para ajudar na proteção da vítima e na denúncia do criminoso. Faça você também parte dessa ação tão importante!
CopiarCompartilhar
Sim à educação sexualA violência sexual deixa marcas profundas na vida de uma família, principalmente no futuro da vítima. Esse tipo de violação interfere diretamente no desenvolvimento da sexualidade saudável e no equilíbrio emocional e psicológico da criança, o que, muitas vezes, é de forma irreversível. A educação sexual, como defende o Maio Laranja, é uma das formas de prevenir, dando autonomia para que os pequenos saibam reconhecer e se proteger de possíveis abusos.
Conheça outras campanhas de Conscientização
CopiarCompartilhar
O que é o abuso sexual?Um dos pilares da campanha Maio Laranja é o combate ao abuso sexual, que é considerado qualquer relação sexual ou libidinosa de um adulto com uma criança ou adolescente. Até os 14 anos, a lei configura como violência sexual presumida, já que ela ainda não tem capacidade de consentir com a relação. Normalmente, o crime é cometido por pessoas do convívio da vítima, como familiares ou amigos próximos.
CopiarCompartilhar
Como posso ajudar?Hoje, existem vários centros integrados com a missão de proteger as crianças e os adolescentes, como os serviços públicos de saúde, a assistência social, a defensoria pública, a delegacia de proteção à criança e ao adolescente, a Vara da Infância, entre outros. O Maio Laranja recomenda que, em caso de suspeita de abuso ou exploração infantil, denuncie à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (100), à Polícia Civil (181) ou ao Conselho Tutelar (3225-4440).
Saiba como ser uma pessoa melhor
CopiarCompartilhar
Cada número, uma vida infantil destruídaEm 2020, foram 95,2 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes registradas pelo Disque 100 da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. As violações incluem violência psicológica, física, abuso sexual, estupro e exploração sexual. Está na hora de olharmos com mais atenção para as nossas crianças! Conheça as ações do Maio Laranja e engaje-se na proteção dessa faixa etária.
CopiarCompartilhar
O que é a exploração sexual?O Maio Laranja tem ação firme contra a exploração sexual. Esse termo refere-se a crimes em que crianças e adolescentes são usados para fins sexuais, fazendo com que o criminoso ganhe algum tipo de lucro. É o que acontece, por exemplo, no meio da prostituição, da pornografia, do tráfico e/ou turismo sexual. Conheça essa campanha e faça a sua parte para evitar que essas situações continuem acontecendo.
CopiarCompartilhar
Nunca duvide da vítimaInfelizmente, o abuso sexual é mais comum do que imaginamos. Uma a cada três a quatro meninas e um a cada seis a dez meninos serão vítimas de violência sexual antes dos 18 anos. Por isso, se uma criança ou um adolescente relatar uma situação dessas, não duvide! A chance de ela estar falando a verdade e precisando de ajuda é enorme. Acolha a vítima da melhor forma possível e jamais desmereça o sofrimento dela.
Confira como nunca você deve duvidar de si mesmo
CopiarCompartilhar
Informe-se sobre as campanhas de conscientização de outros mesesJaneiro branco | Janeiro roxo
Fevereiro laranja | Fevereiro roxo
Março Vermelho | Março azul
Abril verde | Abril azul
Maio amarelo | Maio cinza
Maio laranja | Junho vermelho
Junho verde | Julho amarelo
Julho verde | Agosto dourado
Agosto verde-claro | Setembro amarelo
Setembro verde | Outubro rosa
Novembro azul | Novembro roxo
Dezembro laranja | Dezembro vermelho