Bragi
Filho de Odin e da grigante Gunnlod, Bragi é conhecido como o deus nórdico da música e da poesia, além de ser protetor dos trovadores. Inspirador de muitos poetas, principalmente na Era Viking, esse deus era muito tranquilo. Aprofunde-se mais nas curiosidades e história do deus tocador de harpas.
LokiExiste uma saga chamada “Lokassena” que conta como Loki, deus nórdico, invadiu um banquete dos deuses. Lá, é claro, ele causou muitas intrigas e acusou todos os que estavam presentes com calúnias e verdades dolorosas. Bragi, por exemplo, foi acusado por ser um deus afeminado. Ao defender o marido, a deusa Idunna foi acusada de ser adúltera. Após esse episódio, os dois se divorciaram.
CopiarCompartilhar
DestaqueDentre todos os deuses da mitologia nórdica, Bragi sempre chama muito a atenção e acaba ganhando um destaque maior por conta de suas características marcantes, que foram passadas ao povo que iniciou o seu culto.
CopiarCompartilhar
PoesiaVocê sabia que o nome Bragi significa “Poeta”? Ele origina da palavra “bragr”, que significa “poesia”, tanto que os poetas eram chamados de bragmen (homem poeta) ou bragwoman (mulher poeta) pelos vikings!
CopiarCompartilhar
Runas e a escritaApesar de possuir unas, não há nenhum estudo que comprove que o povo nórdico utilizava esse método para a escrita. Por isso, toda a sua mitologia era contada na forma de poesia, ou de forma bem poética, nos Eddas. Com isso em mente, podemos entender a importância do deus Bragi, certo? Sem ele, a disseminação da mitologia nórdica não aconteceria, já que ele era responsável pela parte artística de seu povo.
CopiarCompartilhar
ComunicaçãoBragi era considerado, também, o deus da comunicação. Por isso, quando se tratava desse assunto, muitas pessoas pediam o seu auxílio. Por exemplo, quando uma pessoa se sentia nervosa ao realizar um serviço público, ela pedia ajuda ao deus. Além disso, atores e artistas também recorriam à Bragi, já que ele tinha papel muito importante dentro da arte.
CopiarCompartilhar
MitologiaSegundo a mitologia nórdica, Bragi é filho do deus Odin e da gigante Gunnlod. Reconhecido como o patrono da música e da poesia, ele também tem o dever de proteger os trovadores. Junto com Idunna, concedeu juventude eterna ao deus Ase. Todavia, o casamento dos dois não durou muito tempo após uma intriga com Loki.
CopiarCompartilhar
Deus pacíficoAo contrário da maioria dos deuses nórdicos, Bragi não oferecia característica a favor de guerras e conflitos. Pelo contrário, ele era considerado um deus muito pacífico que não gostava de confusões. Por isso, ele representou a arte do povo nórdico que é muito rica e muito especial!
Conheça Loki, o deus da trapaça na mitologia nórdica
CopiarCompartilhar
AparênciaCom uma barba branca muito longa, o deus Bragi possuía uma característica muito única: runas esculpidas em sua língua! Isso já mostra a sua grande influência na comunicação, na arte e na poesia. Com essa aparência exótica, ele conquistou a deusa da juventude Idunna. Juntos, eles moravam em Asgard.
CopiarCompartilhar
Bragi e a inspiração humanaTranquilo, o principal hobby de Bragi era tocar harpas enquanto declarava poesias à sua esposa, Idunna. Com as runas entalhadas em sua língua, ele inspirava os humanos na poesia, fazendo com que eles bebessem dessa arte e criassem obras que marcaram a cultura nórdica quee, até hoje, são muito conhecidas!
CopiarCompartilhar
A taça de BragiAntigamente, nos funerais dos reis e chefes guerreiros, era muito comum que brindes e juramentos solenes sobre uma taça de bebida fossem feitos. A taça era chamada de “bragarfull”, traduzida como “A taça de Bragi” e “bragarmal”, se referia ao dom poético dado por Bragi a todos os seus escolhidos.
Freya, a deusa do amor
CopiarCompartilhar
O poeta de ValhallaOriginalmente, Bragi era o bardo histórico do século IX. Seus poemas, tão maravilhosos e comoventes, fizeram as pessoas acreditarem que, após a sua morte, Odin o nomearia como o poeta de Valhalla. Os escritos levaram isso um passo adiante e retrataram o homem como o deus da poesia, criando todas as histórias que conhecemos hoje.
CopiarCompartilhar
FaçanhasCom suas habilidades artísticas, o deus Bragi era responsável por criar e recitar poesias que enalteciam as façanhas de tropas de guerreiros de elites, reis e outras pessoas mais favorecidas.
CopiarCompartilhar
InvernoJá sabemos que Bragi era extremamente devoto à sua esposa. Por isso, ele passava boa parte do ano junto a ela, no reino de Hel. Todavia, quando ela adoece, eles seguem para Nifheim e são incapazes de voltar para a sua morada em Brunnakr. Acredita-se que essa história era uma metáfora que explicava a morte da vegetação durante todo o inverno.
CopiarCompartilhar
Era VikingDurante a Era Viking, existiram diversos poetas que se chamaram Bragi. Contudo, sempre tem aquele que se destaca e, nesse caso, Bragi Boddason foi muito famoso. Ele serviu vários reis, incluindo Ragnar Lodbrok. Ele foi reconhecido como o primeiro poeta skaldico e seus versos sobreviveram na memória nórdica!
CopiarCompartilhar
ValhallaOs poemas que enalteciam os atos de heroísmo dos guerreiros mortos em combate eram recitados por Bragi quando os falecidos chegavam aos salões de Valhalla. Essa era uma de suas muito importantes funções!
Thor, o poderoso deus do trovão na mitologia nórdica
CopiarCompartilhar