Hermes
Hermes é o mensageiro dos deuses. Ele é capaz de realizar diversas tarefas e é considerado o deus mais versátil de toda a mitologia grega. Além disso, foi nomeado o deus protetor das viagens e caminhos. Conheça mais curiosidades sobre esse personagem tão complexo da mitologia grega!
CriaçãoFilho de Zeus com Maia, Hermes foi criado em uma caverna, escondido dos olhares de Hera. No dia de seu nascimento, encontrou uma tartaruga e a ela lhe fez uma proposta: se ela fornecesse sua carapaça, todas as tartarugas do mundo teriam proteção divina. Ele aceitou. Com o material do casco, Hermes foi capaz de criar a primeira lira.
Você sabe quais são os deuses gregos?
CopiarCompartilhar
AntigoQuando falamos de deuses gregos, é normal que instintivamente a gente já pense em algo muito antigo. Quando falamos de Hermes, essa situação se agrava ainda mais, porque ele é um dos deuses mais antigos, tendo sido citado pela primeira vez em tabuletas escritas há mais de mil anos antes de Cristo!
CopiarCompartilhar
Mundo dos MortosHermes era responsável por levar as almas dos mortos ao barqueiro Caronte na porta do mundo dos mortos. Por esse motivo ficou conhecido nesse universo. Em um de seus trajetos, acabou conhecendo Hécate, deusa da magia negra, com quem teve um caso.
CopiarCompartilhar
Número da sorteExistem algumas lendas que afirmam que Hermes nasceu em um dia quatro. Por esse motivo, ele possui poderes que dizem respeito ao quarto elemento da natureza!
CopiarCompartilhar
Os amores de HermesEngana-se quem acha que o único amor de Hermes foi Hécate. Assim como todos os outros deuses gregos, este possuiu diversos grandes amores, sendo que as mais famosas são Afrodite, Penélope e Dríope. Seu caso com a deusa do amor, Afrodite, gerou um filho chamado Hermafrodito, que não tinha um gênero definido.
CopiarCompartilhar
OdisseiaVocê sabia que Hermes possuiu um trabalho muito importante em um episódio de "A Odisseia"? Isso aconteceu quando Ulisses e todos os seus marinheiros chegaram na ilha da feiticeira Circe, que era conhecida por transformar seus visitantes em animais. Hermes, sabendo disso, avisou Ulisses do perigo que ele sofria e lhe presenteou com uma poção que anulava os poderes da bruxa contra ele. Assim, o herói conseguiu salvar seus companheiros e sair da ilha.
Curiosidades sobre a mitologia grega
CopiarCompartilhar
Mil talentosHermes foi, provavelmente, o deus mais versátil da história da Grécia Antiga. Isso porque ele era capaz de realizar diversos trabalhos e possuía dons variados!
CopiarCompartilhar
Hermes é o deus da...Existem alguns deuses que nós sabemos sem nenhuma dificuldade o que representam. Afrodite, por exemplo, é a deusa do amor. Zeus, o deus do trovão e da chuva. Mas e Hermes? Ele possui muitas atribuições: para muitos, é considerado o deus grego da riqueza, da sorte, da fertilidade, do sono, da magia, das viagens, das estradas, do comércio, da linguagem e dos ladrões. Como guardião da entrada do submundo, Hermes também é chamado de deus dos viajantes e protetor das estradas.
CopiarCompartilhar
A representação de HermesSempre retratado como um jovem nu, bonito, de corpo atlético e com sandálias mágicas aladas que lhe proporcionavam maior agilidade e rapidez, o símbolo de Hermes era um bastão com serpentes e asas cujo nome era "caduceu". Os seguintes animais eram sagrados para Hermes: o carneiro e a lebre. Suas plantas são o açafrão e o morango.
CopiarCompartilhar
Hermes e os esportesAs Olimpíadas surgiram na Grécia Antiga. Por isso não nos surpreendemos quando realizamos conexões entre os deuses gregos e esse campeonato esportivo. Hermes, por exemplo, era considerado o patrono da ginástica. Além disso, ele também era o deus das competições esportivas, portanto teve seu nome ligado diretamente às Olimpíadas! A invenção do fogo e também a criação da corrida e do boxe são todas atribuídas a ele.
CopiarCompartilhar
EncruzilhadasEra muito comum que estátuas de Hermes, que eram feitas de mármore ou de bronze, fossem colocadas nas encruzilhadas das cidades e grandes estradas. Isso porque acreditava-se que o deus protegia as viagens e os caminhos.
CopiarCompartilhar
Bem ou mal?Considerado um deus astuto e trapaceiro, Hermes utilizava todos os seus poderes tanto para o bem quanto para o mal. Além disso, ele também usava as suas habilidades diplomáticas e de tradutor para fazer um contraponto entre deuses e homens. Uma de suas ações mais famosas diz respeito à derrota da Medusa por Perseu, que foi auxiliado por Hermes. Neste episódio, o deus emprestou suas sandálias voadoras a Perseu. Assim, ele conseguiu derrotar o monstro e evitou a maldição que o faria virar pedra, caso a olhasse.
Da Grécia para o mundo: Olimpíadas
CopiarCompartilhar
Mitologia romanaÉ muito comum associarmos a mitologia grega à mitologia romana, então fazemos ligações entre os deuses que, muitas vezes, representam os mesmo sentimentos e apenas possuem nomes diferentes. Com isso em mente, saiba que Hermes, para os romanos, era chamado pelo nome de Mercúrio!
CopiarCompartilhar
PopularidadeDesde os tempos da Antiguidade Clássica, Hermes é muito popular! Isso pode ser comprovado pelo simples fato de vários templos terem sido construídos em sua homenagem em diferentes regiões da Grécia. Como ele era patrono de diversos esportes e até mesmo da Olimpíada, diversas estátuas com a sua imagem foram espalhadas pelos ginásios do país!
CopiarCompartilhar
SignificadosNenhum deus grego teve o seu nome escolhido ao acaso. Todos eles possuíam um significado muito importante e que normalmente tem ligação com as suas missões, histórias e características. Hermes, por exemplo, significa "marcador de fronteira", isso porque uma de suas principais e mais importantes funções era guiar os mortos para o submundo, o reino de Hades.
Conheça as musas do Monte Olimpo
CopiarCompartilhar