Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Namoros abusivos

Os relacionamentos abusivos são aqueles em que existem opressões por alguma das partes, e ao invés de amor, o medo acaba prevalecendo. Quer se aprofundar nesse assunto? Então leia alguns tópicos que nós separamos para você saber tudo o que precisa para identificar (e superar) um namoro abusivo!

O que é um namoro abusivo?

Os namoros abusivos são aqueles relacionamentos “amorosos” em que há agressão física, verbal ou emocional. É quando o parceiro faz com que o outro se sinta mal consigo mesmo, e muitas vezes a vítima acaba culpando a si mesma pela agressão.


Copiar
Compartilhar
Sem saída

Como o controle emocional e psicológico é algo completamente normal em um relacionamento abusivo, é comum que a pessoa dentro dessa relação não encontre saídas. Muitas pessoas passam anos lidando com parceiros abusivos, que as manipulam para permanecerem sob essa submissão.


Copiar
Compartilhar
Ciúme excessivo

O relacionamento abusivo pode apresentar vários sinais, mas um dos mais comuns é o ciúme excessivo. O abusador tem a sensação a posse sobre a vítima, e não admite que seu companheiro tenha amizades com pessoas do sexo oposto, por exemplo, simplesmente por desconfiança demasiada.

Conheça os perigos do ciúme em excesso
Copiar
Compartilhar
Violência

Os episódios de violência dentro de um namoro abusivo podem ocorrer de várias maneiras, desde psicológica, verbal ou física. Esses picos de fúria normalmente são seguidos de desculpas do agressor, que jura nunca mais repetir o ato (o que, infelizmente, nunca é verdade).


Copiar
Compartilhar
Outros sinais

Outros detalhes podem caracterizar um relacionamento abusivo. Por exemplo, quando ele fala que “você é louca” simplesmente por não concordar com ele ou que “está imaginando coisas”; quando ele diz que sua roupa está “muito curta” ou “muito decotada”; ou quando ele fala que ninguém nunca vai te amar como ele. Tudo isso são sinais de controle psicológico típicos de um relacionamento abusivo. Tome cuidado!

Tome cuidado: 20 sinais de que o seu parceiro está dominando a sua vida!
Copiar
Compartilhar
Reconhecer

Você se reconheceu nesses sinais? O primeiro passo para lidar com um namoro abusivo é enxergar a situação e entender os perigos das circunstâncias. Além dos danos emocionais, existem os riscos de violência física. Infelizmente, muitos relacionamentos abusivos acabam em estatísticas de feminicídio.


Copiar
Compartilhar
Procure ajuda

Muitas pessoas que enfrentam relacionamentos abusivos acabam temendo na hora de procurar ajuda. Nunca se esqueça que você é a vítima nessa situação, e não há razão para temer. Procure ajuda de um profissional ou de autoridades em qualquer situação.


Copiar
Compartilhar
 
Aprenda a dizer não

Para sair aos poucos dessa prisão que é o relacionamento abusivo, aprenda a dizer não às ordens de seu parceiro. Seja forte, mantenha-se firme em sua opinião e não ceda apenas para agradá-lo. Você também é importante, suas vontades também são importantes. Se amar é o primeiro passo para se libertar.


Copiar
Compartilhar
Superar não é fácil

Superar um namoro abusivo não é nada fácil, mas a partir do momento em que você consegue denunciar o abuso e se libertar do relacionamento, tudo se torna mais leve. Não precisa se forçar a superar tudo de uma vez. Leve seu tempo para absorver tudo com calma e tranquilidade, sem pressão. De agora em diante, você é sua prioridade.

Como superar um relacionamento abusivo? Liberte-se das marcas do passado!
Copiar
Compartilhar
Você não tem culpa de nada

Nenhum abuso é culpa da vítima. Não se culpe em hipótese alguma, pois tudo o que aconteceu foi de responsabilidade única e exclusivamente da outra pessoa. Você é uma pessoa maravilhosa que merece ser feliz e amada! Acredite nisso, e você finalmente será capaz de superar tudo o que aconteceu no passado.


Copiar
Compartilhar
fechar