Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Livros de Eça de Queirós

José Maria de Eça de Queiroz, foi um dos mais importantes escritores portugueses da história e também autor de romances de reconhecida importância. Conheça as grandes obras desse escritor.

A cidade e as Serras Eça de Queirós Ler livro

A Cidade e as Serras é um romance de Eça de Queirós, pertencente à última fase do escritor, a qual se afasta do realismo e abandona a crítica pesada que fazia à sociedade portuguesa da época. O próprio título já indica sobre o enredo. Nesse livro, Queirós faz uma comparação entre a vida módica e agitada de Paris e a vida tranquila e pacata na cidade serrana de Tormes.


Copiar
Compartilhar
O Crime do Padro Amaro Eça de Queirós Ler livro

"O Crime do Padro Amaro", escrito por Eça de Queirós, foi o primeiro romance realista da Língua Portuguesa. Chocou a sociedade da época ao denunciar uma hipocrisia social e religiosa, contando a história do Padre Amaro Vieira, que se muda para Leiria para assumir sua paróquia. Lá, hospeda-se na casa da senhora Joaneira e se envolve com sua filha, Amélia. A jovem engravida, mas acaba morrendo no parto. A criança, dada para adoção, também morre, e o padre prossegue com sua carreira. O livro critica a vida provinciana e o comportamento do clero. Foi, durante décadas, proibido em escolas de Portugal e do Brasil.


Copiar
Compartilhar
O Mistério da Estrada de Sintra Eça de Queirós Ler livro

"O Mistério da Estrada de Sintra" foi escrita por Eça de Queirósem parceria com Ramalho Ortigão, em 1870. Uma história policial agitada, com sequestro, morte e muito mistério. Seu detalhamento é tamanho que os leitores da época pensaram se tratar de um caso real. Foi adaptada para o cinema em 2007.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Outros famosos que nasceram no dia 25 de novembro

O Primo Basílio Eça de Queirós Ler livro

A obra "O Primo Basílio", publicado em 1878 e escrito por Eça de Queirós, constitui uma análise da família burguesa urbana no século XIX. Traição, romance, chantagem, morte, hipocrisia, entre outros temas, todos envolvidos em uma história repleta de sensualidade e drama. As personagens do livro podem ser consideradas o protótipo da futilidade e ociosidade da época. A ironia é também intensamente presente neste romance.


Copiar
Compartilhar
Os Maias Eça de Queirós Ler livro

"Os Maias" de Eça de Queirós é uma de suas obras mais conhecidas, publicada no Porto, em 1888. Se desenvolve em duas linhas de ação: a primeira em torno do romance incestuoso entre os Maias, e a segunda em torno da vida da alta burguesia de Lisboa. Conta a história de Carlos de Maia, irmão de Maria Eduarda de Maia, criados distantes em razão da separação de seus pais. Após muitos anos, ambos se reencontram e, sem saber que são irmãos, acabam se apaixonando. Um romance surpreendente, até hoje admirado por muitos.


Copiar
Compartilhar
Prosas Bárbaras Eça de Queirós Ler livro

"Prosas Bárbaras" é um volume póstumo que traz os textos de Eça de Queirós publicados em folhetins nos jornais Gazeta de Portugal e Revolução de Setembro, durante a década de 60. Jaime Batalha Reis escreveu a introdução, na qual conta o começo da sua amizade com Eça de Queirós e as condições em que foram redigidos os textos incluídos no volume.


Copiar
Compartilhar
 
Singularidades de Uma Rapariga Loura Eça de Queirós Ler livro

"Singularidades de Uma Rapariga Loura" escrito por Eça de Queirós em 1874, além de ser uma obra-prima, é o primeiro conto realista em português."Singularidades de Uma Rapariga Loura" escrito por Eça de Queirós em 1874, além de ser uma obra-prima, é o primeiro conto realista em português.


Copiar
Compartilhar
Uma Campanha Alegre - volume I Eça de Queirós Ler livro

"Uma Campanha Alegre - volume I" é o primeiro volume contendo crônicas publicadas mensalmente, da autoria de Eça de Queiróse Ramalho Ortigão. Publicado em 1890, primam pelo humor e ironia sarcástica. Dirigem-se sobretudo à literatura romântica.


Copiar
Compartilhar
A ilustre casa de Ramires Eça de Queirós Ler livro

A Ilustre Casa de Ramires", escrita por Eça de Queirós e publicada em 1900, é um romance realista que representa a maturidade intelectual do autor. Consiste em duas narrativas: a primeira conta a trajetória de um fidalgo português (Gonçalo Mendes Ramires) e a segunda narra um episódio heroico da vida de um de seus antepassados: Trectesindo Ramires.


Copiar
Compartilhar
A reliquia Eça de Queirós Ler livro

Em "A Relíquia", escrito por Eça de Queirós e publicado em 1887, são relatadas as memórias do narrador e protagonista da história, Teodorico Raposo. Ele nos conta sua viagem feita ao Egito e à Palestina, logo após uma decepção amorosa, assim como todas as mudanças significativas em sua vida. O narrador nos conta também sobre sua vida, seus familiares, sua infância... Um livro bem interessante, que vale a pena ser lido.


Copiar
Compartilhar
Alves e Cia Eça de Queirós Ler livro

"Alves & Cia", título desse romance escrito por Eça de Queirós, também é o nome da firma da qual Machado e Alves são sócios. Alves é casado com Ludovina e no dia do aniversário da esposa, ele a surpreende abraçada a Machado, situação a parti da qual se inicia toda a trama. Alvez expulsa Lulu (como ele chama a esposa) para a casa do pai e decide desafiar Machado: eles tirarão na sorte para ver quem se suicidaria. Será que Alves vai realmente levar essa ideia adiante? Um bom romance de se ler.


Copiar
Compartilhar
Cartas Damor Eça de Queirós Ler livro

"Cartas Damor" é uma obra de Eça de Queirós em que se reúnem várias cartas de Fradique Mendes para a sua amada Clara, descrevendo sua paixão pela moça. Forma-se, assim, um mini-romance. Eça construiu personagens com fortuna, físico, espírito e talento. São cartas tocantes e belas, com a marca inconfundível, o estilo e a dicção de talentoso escritor.


Copiar
Compartilhar
Cartas Familiares e Bilhetes de Paris Eça de Queirós Ler livro

"Cartas Familiares e Bilhetes de Paris", de autoria de Eça de Queirós, é uma obra póstuma, publicada após a morte do autor, em 1907.


Copiar
Compartilhar
Crônicas de Londres Eça de Queirós Ler livro

"Crônicas de Londres", de autoria de Eça de Queirós, é uma obra publicada após a morte do autor, em 1944.


Copiar
Compartilhar
O conde de Abranhos Eça de Queirós Ler livro

"O Conde dAbranhos", escrito por Eça de Queirós no século XIX, ainda hoje continua bastante atual. Conta a história de um político (na época, a política era levada com muita seriedade por todos) cuja atuação e atividades escandalizaram a nação e que continuou impune das suas imoralidades e perfídias. Não se sabe se o autor criou a personagem ou se foi inspirada em alguém. Um texto audaz, com muita sátira e humor.


Copiar
Compartilhar
São Cristóvão Eça de Queirós Ler livro

Publicada como obra póstuma encontrada no acervo literário de Eça de Queirós, "São Cristóvão" deve situar-se entre as que mostram uma profunda evolução da ideologia e da modernidade do autor. Em uma tentativa de fuga da literatura decorativa, o autor nos transporta ao ambiente medieval dos castelos feudais, da igreja formalista, do ambiente das guerras, da fome e da peste. Cristóvão é seu mensageiro, é a sua voz. Uma leitura que realmente vale a pena.


Copiar
Compartilhar
O Mandarim Eça de Queirós Ler livro

"O Mandarim" de Eça de Queirós foi publicado em 1880 e conta a história de Teodoro, que embora não lhe falte nada, tem uma vida sempre sem dinheiro.


Copiar
Compartilhar
fechar